15º MatViseu



17 e 18 de Abril de 2015




Nos próximos dias 17 e 18 de abril terá lugar o 15º MatViseu. Este encontro é uma organização conjunta da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu e da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O 15º MatViseu é uma ação acreditada, relevante para efeitos de progressão em carreira de professores dos ensinos básico e secundário dos grupos 230 e 500.
Também é possível a inscrição só nas Conferências Plenárias ou nas Conferências Plenárias e numa Sessão Prática.



Programa




17 de Abril


15h30m - 16h00m Entrega de pastas
Sessões Práticas paralelas
16h00m - 18h30m Sessão 1: Elaboração de formulários e testes on-line com o Google Forms.

Sessão 2: Introdução ao LaTex.

Sessão 3: A sucessão de Fibonacci adaptada ao ensino básico.

18h30m - 18h45m Pausa para café

Sessões Práticas paralelas (continuação)
18h45m - 20h45m Sessão 1: Elaboração de formulários e testes on-line com o Google Forms.

Sessão 2: Introdução ao LaTex.

Sessão 3: A sucessão de Fibonacci adaptada ao ensino básico.

18 de Abril


9h00m - 9h30m Entrega de pastas
Sessões Plenárias
9h30m - 11h00m A Matemática está na moda

11h00m - 11h30m Pausa para café
11h30m - 13h00m Magia Matemática
13h00m - 14h30m Almoço
Sessões Práticas paralelas
14h30m - 17h00m Sessão 4: GeoGebra: Folha Gráfica 3D, um espaço para novas experiências.

Sessão 5: LaTex para Não Principiantes.

Sessão 6: Os dados também falam… como desvendá-los com software estatístico livre.

17h00m - 17h15m Pausa para café
Sessões Práticas paralelas (continuação)
17h15m - 19h15m Sessão 4: GeoGebra: Folha Gráfica 3D, um espaço para novas experiências.

Sessão 5: LaTex para Não Principiantes.

Sessão 6: Os dados também falam… como desvendá-los com software estatístico livre.

Informações




O 15º MatViseu é uma organização conjunta da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu e da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.


Comissão Organizadora

Carla Henriques
Joana Fialho
Madalena Malva
Nuno Bastos



Só Conferências Plenárias do dia 18/04


5 €

Conferências Plenárias + 1 Sessão Prática

15 €

Curso total (12 horas):
Conferências Plenárias + 2 Sessões Práticas

20 €

Almoço

Os preços acima não incluem o almoço.

O almoço será realizado no Lanxeirão IPV que está localizado no mesmo Campus, tem o custo de 9 € e deverá ser pago juntamente com a inscrição.

O pagamento poderá ser feito por uma das seguintes formas:

  • transferência bancária para a conta com o NIB: 0035 0930 0012 0024 030 08


  • cheque cruzado à ordem de IPV-ESTGV.



O 15º MatViseu, com a duração de 12 horas, está acreditado no ambito da formação contínua de professores (com o registo nº CCPFC/ACC-80960/15 ) e releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500.

O curso só releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500 que estejam a leccionar no ano letivo 2014/2015.

Os participantes que pretendam frequentar o 15º MatViseu como curso de formação acreditado devem preencher os campos indicados no formulário em concordância.


Regime de avaliação dos formandos

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007.
A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação.

A escala de conversão para a atribuição de unidades de crédito far-se-á da seguinte forma:
De 1 a 4 valores – não se atribuem créditos, porque corresponde a uma classificação negativa.
De 5 a 10 valores – a creditação corresponderá à creditação total.

A avaliação dos formandos, em cada sessão prática, resulta da ponderação dos seguintes itens:
1) Frequência e participação (40%).
2) Prova de avaliação e/ou trabalhos desenvolvidos durante a sessão (60%).

A avaliação dos formandos na sessão coletiva, resulta da ponderação dos seguintes itens:
1) Assiduidade (40%).
2) Relatório individual sobre a sessão coletiva (60%).

A avaliação final é a média aritmética das classificações obtidas pelo formando, em cada uma das sessões frequentadas.



Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu







Morada:

Joana Rita Silva Fialho
Comissão Organizadora do 15º MatViseu
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico de Repeses
3504-510 Viseu

Contactos de email:

matviseu.estgv@gmail.com

Telefone:

232480500

Fax:

232424651


Ao carregar na imagem abaixo obtém o cartaz em formato PDF:




Inscrição





A inscrição é realizada através do seguinte endereço: http://goo.gl/forms/qZKPfKBnsp


O processo de inscrição só se considera validado após a recepção do comprovativo da transferência bancária ou do cheque de acordo com as instruções referidas abaixo.


Data limite para a inscrição: 12 de abril de 2015


No caso de optar por fazer o pagamento através de transferência bancária deve realizar a transferência para a conta com o NIB:

0035 0930 0012 0024 030 08


e enviar um email para matviseu.estgv@gmail.com com o comprovativo, o nº da conta, o titular e o banco da conta de onde é realizada a transferência.

No caso de optar por fazer o pagamento por cheque, deve enviar um cheque cruzado à ordem de IPV-ESTGV por correio para o endereço

Joana Rita Silva Fialho
Comissão Organizadora do 15º MatViseu
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico de Repeses
3504-510 Viseu

e enviar um email para matviseu.estgv@gmail.com indicando o nº do cheque, o nome do banco e o nome da(s) pessoa(s) a que se refere o pagamento da inscrição.



Sessões




A Matemática está na moda


Orador: Adérito Araújo - Universidade de Coimbra



A Matemática está na moda! De acordo com um relatório da OCDE de 2008, "as empresas fortemente inovadoras que exploram adequadamente a matemática podem ganhar rapidamente uma vantagem comercial sobre os seus concorrentes". Apesar de, muitas vezes, as suas contribuições serem invisíveis nos produtos finais, a matemática revela-se, cada vez mais, como o factor essencial na criação de valor acrescentado na indústria, a força motriz para a inovação, a alavanca para a competitividade. Ao fornecer uma estrutura coerente e uma linguagem universal para a análise, optimização e controlo dos processos industriais, o papel da matemática tem vindo a ser amplamente reconhecido tanto nas empresas como nos projectos de investigação mais inovadores. No entanto, paradoxalmente, continua a ser frequente a questão: ainda existem problemas onde a matemática possa desempenhar um papel relevante? A resposta é, claramente, sim e o desafio que se coloca é o de tentar, com exemplos de várias áreas, ilustrar essa evidência.





Magia Matemática


Orador: Andreia Hall - Universidade de Aveiro



Desde há vários séculos que a magia é utilizada para entreter audiências através de efeitos aparentemente impossíveis ou inexplicáveis que prendem a atenção e a curiosidade dos espetadores. Desde sempre que os seres humanos procuraram explicações para os fenómenos que os rodeiam, não é por isso de estranhar que a sua curiosidade e atenção sejam facilmente atraídas perante um espetáculo de magia.

Muito embora, uma boa parte dos truques habitualmente apresentados em espetáculos de magia, recorram ao desenvolvimento da motricidade fina do mágico, combinada com a arte de controlar a perceção dos espetadores, uma parte importante do reportório de magia está fundamentada em princípios matemáticos e é mesmo possível realizar um programa completo recorrendo exclusivamente à magia matemática.

A magia baseada na matemática é portanto um terreno fértil para os professores procurarem ideias e atividades que poderão utilizar com os seus alunos, atraindo assim a sua curiosidade para a matemática e aumentando o seu interesse por esta ciência.

Nesta apresentação iremos explorar vários truques de magia matemática, explicando o seu modo de funcionamento e a matemática que lhes subjaz. Alguns truques exploram questões de probabilidades, e são bons pretextos para exercitar a aplicação da lei de Laplace. Outros, baseiam-se em propriedades do sistema decimal e podem servir para desenvolver o cálculo algébrico. Iremos também encontrar o princípio de Gilbreath (relacionado com as propriedades de um baralho devidamente preparado depois de baralhado uma vez), o princípio de Dirichelet (vulgarmente conhecido pelo princípio das gaiolas e das pombas), o código binário, entre outros. Na verdade, os princípios e recursos utilizados na magia matemática são muito diversificados e seria impossível percorrê-los a todos numa só sessão. Espera-se, acima de tudo, conseguir atrair a curiosidade dos professores para esta temática, para que eles, por sua vez, possam levar para os seus alunos uma mala de magias prontas a encantar.








Elaboração de formulários e testes on-line com o Google Forms


Dinamizadores: Nuno Bastos e Joana Fialho - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu



Nesta sessão pretende-se construir formulários e testes online rápidos e de forma eficaz através da ferramenta Google Forms do Google Drive.

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Introdução (15m)
  2. Apresentação dos diferentes tipos de questões (40m)
  3. Visualização das respostas numa folha de cálculo (20m)
  4. Criação de um questionário passo por passos (2h15m)
    1. Explorar os diferentes Temas
    2. Explorar os diferentes tipos de questões
    3. Enviar o formulário e partilhá-lo.
    4. Ver e partilhar os resultados
  5. Avaliação (1h)





Introdução ao LaTex.


Dinamizadores: Nuno Conceição e Cristina Peixoto - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu



Nesta sessão pretende-se utilizar o software livre LaTex na elaboração de textos matemáticos.

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Introdução (30m)
    1. Software necessário
    2. Diferenças relativamente ao Microsoft Word
    3. Breve referência ao processo de elaboração de um documento
  2. Elaboração de texto (1h)
    1. Opções de texto: tipo de letra e tamanho; itálico, negrito e sublinhado; cor
    2. Enumeração e listagens
  3. Escrever Matemática! (1h)
    1. Aspetos gerais
    2. Posicionamento da fórmulas
    3. Referenciação das fórmulas
    4. Delimitadores
  4. Tabelas (30m)
    1. Inserção e formatação de tabelas
    2. Legendagem
    3. Referenciação de uma tabela
  5. Avaliação (1h30m)





A sucessão de Fibonacci adaptada ao ensino básico.


Dinamizador: Márcio Nascimento - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu



Nesta sessão pretende-se explorar os números de Fibonacci, descobrir algumas curiosidades que estão por detrás destes números e adaptar problemas relacionados com os números de Fibonacci aos conteúdos abordados nos programas do 3º ciclo do Ensino Básico

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Os números de Fibonacci e algumas propriedades.
  2. Aplicações interativas relacionadas com os números de Fibonacci.
  3. Curiosidades sobre os números de Fibonacci.
  4. Problemas envolvendo os números de Fibonacci e os conteúdos dos programas do ensino básico.





GeoGebra: Folha Gráfica 3D, um espaço para novas experiências.


Dinamizadores: Nuno Bastos (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu) e Vanda Santos



Nesta sessão pretende-se explorar a Folha 3D do programa de geometria dinâmica GeoGebra

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Introdução (15m)
  2. Apresentação e exploração da Folha 3D do Geogebra (45m)
  3. Discussão de possíveis tarefas para apresentação de conceitos em sala de aula (30m)
  4. Realização de algumas tarefas simples com particular atenção para as secções de sólidos (2h)
  5. Avaliação (1h)





LaTex para Não Principiantes.


Dinamizadores: Nuno Conceição e Cristina Peixoto - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu



Nesta sessão pretende-se utilizar funcionalidades mais avançadas do software livre LaTex na elaboração de textos matemáticos. Pressupõe-se que quem frequentar esta sessão já tenha alguns conhecimentos básicos sobre o LaTex.

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Estruturação de um documento (30m)
    1. Índice
    2. Capítulos, secções, subsecções, . . .
    3. Bibliografia
  2. Imagens e Gráficos (2h30m)
    1. Inserção e formatação de imagens
    2. Gráficos de estatística (histogramas, linhas, pie charts, etc.)
    3. Gráficos de funções reais de variável real
    4. Avaliação (1h30m)





Os dados também falam… como desvendá-los com software estatístico livre.


Dinamizadoras: Carla Henriques, Madalena Malva e Ana Matos- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu



Nesta sessão pretende-se que os formandos se familiarizem com técnicas de análise de dados e software estatístico livre.

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Familiarização com software estatístico livre
  2. Construção de base de dados
  3. Exemplos concretos de análises de dados: construir gráficos e tabelas; calcular medidas descritivas, cruzar variáveis, etc.