Nos próximos dias 14 e 15 de outubro terá lugar o 16º MatViseu. Este encontro é uma organização conjunta da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu e da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O 16º MatViseu é uma ação acreditada pelo CCPFC, relevante para efeitos de progressão em carreira de professores dos ensinos básico e secundário dos grupos 230 e 500 (0,5 créditos).

O programa prevê a frequência de duas Sessões Plenárias e duas Sessões Práticas, determinando a duração total de 13 horas de formação.

Também é possível a inscrição só nas Conferências Plenárias (3 horas) ou nas Conferências Plenárias e uma Sessão Prática (8 horas). Estes casos correspondem a "acções de curta duração", e possibilitam a obtenção de certificados com as correspondentes horas de formação.



Programa




14 de outubro


15h30m - 16h00m Entrega de pastas (junto ao Auditório)
Sessões Práticas paralelas
16h00m - 18h30m Sessão 1: Primitivas de Funções Reais de Variável Real. (Sala 14)

Sessão 2: GeoGebra: Aprender para aplicar. (Laboratório 4)

Sessão 3: Com outros Olhos. (Sala 4)

18h30m - 18h45m Pausa para café

Sessões Práticas paralelas (continuação)
18h45m - 21h15m Sessão 1: Primitivas de Funções Reais de Variável Real.

Sessão 2: GeoGebra: Aprender para aplicar.

Sessão 3: Com outros Olhos.

15 de outubro


9h00m - 9h30m Entrega de pastas (junto ao Auditório)
Sessões Plenárias
9h30m - 11h00m A magia da matemática (Auditório)
Jorge Picado - Universidade de Coimbra
11h00m - 11h30m Pausa para café
11h30m - 13h00m Matemática, Malabarismo e a importância de fazer coisas difíceis (Auditório)
António Machiavelo - Universidade do Porto
13h00m - 14h30m Pausa para almoço
Sessões Práticas paralelas
14h30m - 17h00m Sessão 4: O Integral de Riemann e algumas das suas aplicações. (Sala 14)

Sessão 5: Relações bivariadas: fortes ou fracas ? (Laboratório 10)

Sessão 6: Uma introdução ao GeCla: uma ferramenta didáctica no ensino da Simetria. (Laboratório 4)
17h00m - 17h15m Pausa para café
Sessões Práticas paralelas (continuação)
17h15m - 19h45m Sessão 4: O Integral de Riemann e algumas das suas aplicações.

Sessão 5: Relações bivariadas: fortes ou fracas ?

Sessão 6: Uma introdução ao GeCla: uma ferramenta didáctica no ensino da Simetria.

Informações




O 16º MatViseu é uma organização conjunta da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu e da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.


Comissão Organizadora

Ana Seabra
André Marques
Cristina Peixoto
Joana Fialho
Márcio Nascimento



Só Conferências Plenárias do dia 15/10

10 €

Conferências Plenárias + 1 Sessão Prática

20 €

Curso total (13 horas):
Conferências Plenárias + 2 Sessões Práticas

30 €

O pagamento poderá ser feito por uma das seguintes formas:

  • transferência bancária para a conta com o NIB: 0035 0930 0012 0024 030 08


  • cheque cruzado à ordem de IPV-ESTGV.



O 16º MatViseu, com a duração de 13 horas, está acreditado no ambito da formação contínua de professores (com o registo nº CCPFC/ACC-87479/16) e releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230 e 500.

A inscrição só nas Conferências Plenárias corresponde a uma ação de curta duração de 3h.
A inscrição nas Conferências Plenárias e uma Sessão Prática corresponde a duas ações de curta duração com o total de 8h.
As ações de curta duração certificadas relevam, nos termos do nº1 do artº 3º do despacho 5741/2015 de 29/05, para os efeitos previstos nos Estatuto da Carreira Docente de Educadores de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007.
A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação.

A escala de conversão para a atribuição de unidades de crédito far-se-á da seguinte forma:
De 1 a 4 valores – não se atribuem créditos, porque corresponde a uma classificação negativa.
De 5 a 10 valores – a creditação corresponderá à creditação total.

A avaliação dos formandos, em cada sessão prática, resulta da ponderação dos seguintes itens:
1) Frequência e participação (40%).
2) Prova de avaliação e/ou trabalhos desenvolvidos durante a sessão (60%).

A avaliação dos formandos na sessão coletiva, resulta da ponderação dos seguintes itens:
1) Assiduidade (40%).
2) Relatório individual sobre a sessão coletiva (60%).

A avaliação final é a média aritmética das classificações obtidas pelo formando, em cada uma das sessões frequentadas.



Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu







Morada:

Márcio Dinis do Nascimento de Jesus
Comissão Organizadora do 16º MatViseu
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico de Repeses
3504-510 Viseu

Contactos de email:

matviseu.estgv@gmail.com

Telefone:

232480500

Fax:

232424651


Ao carregar na imagem abaixo obtém o cartaz em formato PDF:




Inscrição





A inscrição é realizada através do seguinte endereço: http://goo.gl/forms/HrKA8WTwzuaZLTo83


O processo de inscrição só se considera validado após a recepção do comprovativo da transferência bancária ou do cheque de acordo com as instruções referidas abaixo.


Data limite para a inscrição: 11 de outubro de 2016



No caso de optar por fazer o pagamento através de transferência bancária deve realizar a transferência para a conta com o NIB:

0035 0930 0012 0024 030 08


e enviar um email para matviseu.estgv@gmail.com com o comprovativo, o nº da conta, o titular, o banco da conta de onde é realizada a transferência e o nome da(s) pessoa(s) a que se refere o pagamento da inscrição.

No caso de optar por fazer o pagamento por cheque, deve enviar um cheque cruzado à ordem de IPV-ESTGV por correio para o endereço

Márcio Dinis do Nascimento de Jesus
Comissão Organizadora do 16º MatViseu
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico de Repeses
3504-510 Viseu

e enviar um email para matviseu.estgv@gmail.com indicando o nº do cheque, o nome do banco e o nome da(s) pessoa(s) a que se refere o pagamento da inscrição.



Sessões




A magia da matemática


Orador: Jorge Picado - Universidade de Coimbra



Enquanto a magia convencional funciona porque nós não percebemos como os truques funcionam, a magia da matemática revela-se no momento `Aha! Aha!' de excitação quando de repente percebemos o que se passa. Faremos uma digressão por alguns exemplos da combinatória e da álgebra que podemos usar para motivar os nossos estudantes, mostrando como a matemática é fascinante, pode ser criada quase a partir do nada, e tem mudado o nosso mundo.





Matemática, Malabarismo e a importância de fazer coisas difíceis


Orador: António Machiavelo - Universidade do Porto



O malabarismo é uma arte que poucas pessoas associam à matemática. Há, no entanto, entre estas duas atividades muitas mais relações do que se possa suspeitar à primeira vista. Nesta sessão serão dados exemplos, alguns muito práticos, dessa relação simbiótica entre o malabarismo e a matemática. Falar-se-á também da utilidade de coisas que aparentam não servir para nada, assim como da importância de fazer bem as coisas mais simples para que se possam fazer coisas difíceis.








Primitivas de Funções Reais de Variável Real


Dinamizadora: Cristina Peixoto - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu


Nesta sessão pretende-se atualizar e aprofundar os conhecimentos dos formandos relacionados com primitivas de funções reais de variável real, considerando os conteúdos programáticos da disciplina de Matemática A do Ensino Secundário.

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Introdução
  2. Definição e propriedades gerais
  3. Cálculo explícito de primitivas
    1. Primitivação imediata
    2. Primitivação por partes
    3. Primitivação de funções racionais
    4. Primitivação por substituição
  4. Avaliação





GeoGebra: Aprender para aplicar


Dinamizador: Márcio Nascimento e Paula Sarabando - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu


O programa de geometria dinâmica (GeoGebra) possibilita o desenvolvimento do raciocínio geométrico bem como a exploração de diversas áreas temáticas, integradas nos currículos de Matemática do Ensino Básico e Secundário. Neste sentido revela-se um bom recurso de aprendizagem em ambiente de sala de aula, permitindo fortalecer a interação entre aluno e professor. A sessão visa proporcionar aos formandos a aquisição de competências na utilização desta importante ferramenta pedagógica.

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Apresentação do software GeoGebra.
  2. Discussão de possíveis tarefas para apresentação de conceitos em sala de aula.
  3. Realização de algumas tarefas integradas nos currículos de Matemática do Ensino Básico e Secundário.
  4. Avaliação.





Com outros Olhos


Dinamizadores: Alexandre Aibéo - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu



Não sendo possível estudar as estrelas em laboratório, os astrónomos conseguem estudá-las simplesmente “olhando” para elas. Muito do que sabemos sobre as estrelas foi nos dito pela luz que nos chega, por isso é tão importante abrir bem os olhos e ver com atenção. É imenso o que podemos aprender com a luz e é extraordinário aquilo que conseguimos fazer se percebermos bem como ela funciona. Do início do Universo à tecnologia que carregamos todos os dias no bolso, a luz é o veículo fundamental para compreendermos o mundo que nos rodeia! Esta sessão visa desenvolver conceitos e conhecimentos de Astronomia e está organizada da seguinte forma:

  1. Sessão teórico-prática (duração 2 horas): Serão abordados os tópicos seguintes:
    1. "Tudo" o que sabemos é pela luz que recebemos
    2. Como varia a intensidade da luz que recebemos
    3. Características ondulatórias da luz; O espectro electromagnético
    4. Refracção, reflexão e difracção
    5. Quem roubou cores ao arco-íris?
    6. A luz e o meio; A luz e a temperatura
    7. Estrutura do átomo
    8. A propagação da luz e as escalas
    9. Lentes gravitacionais; O efeito Doppler
  2. Sessão prática (duração 3 horas): Sessão acompanhada de preparação de uma apresentação oral/prática de um ou mais conceitos relacionados com o tema da sessão teórico-prática. A sessão termina com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo formando (5 minutos por formando/grupo de formandos) e respectiva avaliação.





O Integral de Riemann e algumas das suas aplicações


Dinamizadora: Ana Seabra - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu


O Integral de Riemann surge no final do Sec. XIX a partir do problema do cálculo  da área de regiões indecomponíveis em polígonos e círculos. Nesta sessão apresentamos algumas aplicações, à Geometria, à Física e outras Ciências, que possam ser usadas na sala de aula como motivação dos alunos para esta área. 

A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Definição de Integral de Riemann
  2. Teorema Fundamental do Cálculo Integral
  3. Aplicações do Integral de Riemann
  4. Avaliação





Relações bivariadas: fortes ou fracas ?


Dinamizadoras: Ana Matos, Carla Henriques e Madalena Malva - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu


O atual programa de MACS do ensino secundário inclui a análise de dados bivariados quantitativos e qualitativos. Nesta ação explora-se o tema, com exemplos práticos motivadores, de modo a promover o aprofundamento do mesmo e o treino no uso das ferramentas estatísticas associadas


A sessão está organizada da seguinte forma:

  1. Representações gráficas da relação entre duas variáveis: variáveis qualitativas, variáveis quantitativas.
  2. Construção de tabelas de dados bivariados qualitativos e análise de percentagens de modo a indagar sobre a força e sentido da relação.
  3. Análise de dados bivariados quantitativos: coeficientes de correlação para medir a força e o sentido da relação.
  4. Avaliação.





Uma introdução ao GeCla: uma ferramenta didáctica no ensino da Simetria


Dinamizadora: Isabel Duarte - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu


O GeCla, cujo nome corresponde a uma abreviatura de “Gerador e Classificador”, é uma ferramenta didáctica para o ensino da Simetria, permitindo também uma utilização lúdica, através da realização de competições entre alunos da mesma ou de diferentes escolas, via internet. Este programa centra-se no estudo matemático de simetrias de figuras planas, mais precisamente, padrões, frisos e rosáceas. Na acção serão exploradas algumas das potencialidades do programa: a geração de frisos/rosáceas/padrões, a classificação quanto à simetria de frisos e rosáceas e a realização de competições entre os participantes.