Sessões do Evento

Sessão 3 (4h30min) - "Atividades de Rádio na Sala de aula - Uma introdução à Ciência e Tecnologia em VLF"

Dinamizadores: Ricardo Luís da Costa Gama, Alexandre David Aibéo Fernandes

Resumo: Atualmente, todos os computadores pessoais vêm equipados, de origem, com periféricos de som com uma qualidade que, até há pouco tempo, estava destinada só a profissionais. Este é um recurso extraordinário, que passa despercebido à maior parte dos utilizadores. Esta ação pretende fornecer um instrumento didático e metodológico através da utilização de observações em rádio, em frequências muito baixas (denominadas na sigla inglesa como VLF), evidenciando a forte interligação e importância conjunta das várias áreas do conhecimento, como a Matemática, Física e Tecnologia. Fazendo uma breve passagem pelos princípios da análise de sinal e gravação de sinais em VLF, iremos desenvolver um conjunto de atividades práticas onde se explorará esta ligação das várias áreas. Em concreto, iremos:Descodificar mensagens em código Morse, transmitidas por um emissor património da humanidade; Analisar sinais horários emitidos por alguns emissores europeus e americanos; Visualizar transmissões militares com submarinos;

    

Ricardo Luís da Costa Gama

    Breve Curriculum:

    Ricardo Gama é licenciado em Astronomia, Mestre e Doutorado em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
    É docente na Escola Superior de Tecnologia de Lamego e, para além das suas atividades científicas, desenvolve projetos de divulgação científica/tecnológica, através da realização de workshops de construção de rádios de cristal e observações de sinais em VLF.

    

Alexandre David Aibéo Fernandes

    Breve Curriculum:

    Alexandre Aibéo é licenciado em Astronomia, Mestre em Fundamentos e Aplicações da Mecânica de Fluidos e doutorado em Astronomia pela Universidade do Porto.
    É docente na Escola Superior de Tecnologia de Viseu e desenvolve trabalhos na área da Magneto-Hidrodinâmica aplicada ao Vento Solar.
    Dedica-se à promoção da cultura científica deste 1996 com palestras, tertúlias, sessões de observação, exposições, etc. Foi vencedor da primeira edição nacional do “FAMELAB – Comunicar Ciência - 2010” e em 2012 publicou o livro de divulgação "Isto não é (só) Matemática". Em 2016 pública na colecção Ciência Aberta da Gradiva, o livro “90% do caro leitor foi feito nas estrelas”.