Sessões do Evento

Sessão 6 (4h30min) - "Ilustração Convergente"

Dinamizador: Raquel Balsa

Resumo: Modelos divergentes, experimentais e lúdicos: estratégias e dispositivos; projetos que integram alguns exemplos; explorações, construções, experimentações práticas.
Ilustração divergente/convergente I (desenho e objetos): projetos que exploram alguns exemplos; ilustração e representação em grupo/individual.
Dispositivos divergentes/convergentes II (dispositivo): projetos que integram alguns exemplos; construção individual (exploração do dispositivo durante e posteriormente à Oficina). Fotografia & imagem I: projetos que integram alguns exemplos; atividade prática individual e em grupo.

    

Raquel Balsa

    Breve Curriculum:

    Guiada por uma vontade de dar corpo a algumas inquietações, como a de uma palavra que precisa de ser (re)inventada, Raquel Balsa desdobrou-se num percurso múltiplo enraizado no design e intersectado com a imagem e a palavra em diversas áreas (ilustração, fotografia, escrita, investigação e outros ensaios plásticos).
    Ingressou no curso de licenciatura em Design de Comunicação na Universidade do Porto (que lhe valeu o Prêmio Eng.º António de Almeida). Com mais de 15 anos de experiência, esteve integrada em diversas empresas, co-fundou uma, iniciou o doutoramento enquanto dava continuidade a projetos no campo do design gráfico, design de produto, design editorial ou ilustração (tem dois livros publicados). Teve oportunidade de trabalhar com parceiros como a Companhia Paulo Ribeiro, o Teatro Viriato, a Huf Portuguesa, a Fnac, a Exponor, as Aldeias do Xisto, as Aldeias Históricas de Portugal, a Abyss Habidecor, a Adega de Favaios, o Grupo CASAIS, a Câmara Municipal de Matosinhos, a Filinto Mota ou a Rozès. Colaborou com a linha de apoio SOS-palavra Amiga, a ESMAE ou a APECV.
    Mais recentemente tem criado oficinas no âmbito dos livros que ilustrou bem como no da sua experiência como designer, entre a palavra e a imagem. Anseia sempre por aprofundar e dar continuidade a projetos inclusivos e com a comunidade como os que tem desenvolvido: o “Talho O Mimo” (histórias de vida) para os Jardins Efémeros, “Jóias que nos Unem” para a AVIS/ESAM/ESViriato/Joalheiros New Born, “Abraçadores (de árvores) ” para o Festival de Jazz de Viseu com Ana S. Matos, as oficinas “Criação de uma Marca” para a ASSOL e GAPRIC ou o programa PEDAIS com um grupo de jovens de elevadas capacidades para a ANEIS com Cândida Cardoso.