voltar

Como levar a matemática para as coisas?!

José Francisco Monteiro Morgado

A sessão consiste em mostrar como os conceitos dados nas aulas podem ser aplicados em variados casos da vida real, seguem exemplos dos tópicos a abordar.

- Domínios de funções !?, onde se encontram na natureza/vida? - Retas/Planos!?, todos os dias encontramos isso nas coisas…, ao tomar o pequeno almoço, um pintor, no amor, na atividade física, etc. - Equações (Reta, Plano)!?, qual a melhor para a computação e porquê!? - Equação da Reta!?, também dá para fazer a deformação/transição entre objetos!!!, por exemplo transformar uma imagem da cara de um leão, numa pessoa, transformar um polígono qualquer noutro polígono!. - Função composta!?, aplicado nos estudos, exames, variados exemplos! - Factorização de polinómios!?, a sua importância na computação! - Elipse, circunferência!?, como fazer a concordância entre dois segmentos de reta… - Sucessões, Fibonacci,…!?, interessante!, mas por vezes a sua definição matemática, leva a que na programação se crie um grande problema!, mostrar o problema da complexidade computacional. - Logaritmos!?, mostrar a grande ligação que tem com a programação e qual o efeito de diferentes bases nos logaritmos Para Discussão: - Teorema/Corolário de Bolzano!?, interessante verificar que quando as curvas são “controladas” funciona muito bem!, mas…, mas… Por ex. na natureza existe uma grande diversidade de funções onde não há variação de sinal!

Breve Curriculum

A nível profissional:

Monitor de Matemáticas Gerais na Universidade de Coimbra-1992 Assistente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Assistente no Instituto Politécnico de Viseu Prof. Convidado na Univ. Beira Interior Prof. no Instituto Politécnico de Viseu Ao nível da formação académica:

Doutoramento em Engenharia Informática, Universidade da Beira Interior, 2005. Mestrado em Eng. Eletrotécnica e de Computadores (Área de Informática especialidade em Computação Gráfica), Instituto Superior Técnico, 1996. Licenciatura em Matemática Ramo de Sistemas e Métodos de Computação Gráfica, FCTUC, 1992.

Vai necessitar de:

  • check-icon Acesso à Internet
  • check-icon Zoom(Software)
  • check-icon Webcam e Microfone