Como levar a matemática para as coisas?!
José Francisco Monteiro Morgado
A sessão consiste em mostrar como os conceitos dados nas aulas podem ser
aplicados em variados casos da vida real, seguem exemplos dos tópicos a
abordar.
- Domínios de funções !?, onde se encontram na natureza/vida?
- Retas/Planos!?, todos os dias encontramos isso nas coisas…, ao tomar o
pequeno almoço, um pintor, no amor, na atividade física, etc.
- Equações (Reta, Plano)!?, qual a melhor para a computação e porquê!?
- Equação da Reta!?, também dá para fazer a deformação/transição entre
objetos!!!, por exemplo transformar uma imagem da cara de um leão, numa
pessoa, transformar um polígono qualquer noutro polígono!.
- Função composta!?, aplicado nos estudos, exames, variados exemplos!
- Factorização de polinómios!?, a sua importância na computação!
- Elipse, circunferência!?, como fazer a concordância entre dois segmentos de
reta…
- Sucessões, Fibonacci,…!?, interessante!, mas por vezes a sua definição
matemática, leva a que na programação se crie um grande problema!, mostrar o
problema da complexidade computacional.
- Logaritmos!?, mostrar a grande ligação que tem com a programação e qual o
efeito de diferentes bases nos logaritmos
Para Discussão:
- Teorema/Corolário de Bolzano!?, interessante verificar que quando as curvas
são “controladas” funciona muito bem!, mas…, mas… Por ex. na natureza existe
uma grande diversidade de funções onde não há variação de sinal!
Breve Curriculum
A nível profissional:
Monitor de Matemáticas Gerais na Universidade de Coimbra-1992
Assistente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Assistente no Instituto Politécnico de Viseu
Prof. Convidado na Univ. Beira Interior
Prof. no Instituto Politécnico de Viseu
Ao nível da formação académica:
Doutoramento em Engenharia Informática, Universidade da Beira Interior, 2005.
Mestrado em Eng. Eletrotécnica e de Computadores (Área de Informática
especialidade em Computação Gráfica), Instituto Superior Técnico, 1996.
Licenciatura em Matemática Ramo de Sistemas e Métodos de Computação
Gráfica, FCTUC, 1992.
Vai necessitar de:
Acesso à Internet
Zoom(Software)
Webcam e Microfone