voltar

Novas Aprendizagens Essenciais…Quais as diferenças?

Cláudia Pinto

Licenciatura em Matemática (Ramo Educacional) na FCTUC, docente do QE do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo desde 1996, formadora na área e domínio C05- Didática Específica (Matemática) com registo CCPFC/RFO 16899/03

Elisabete Almeida

Licenciatura e Mestrado em Matemática para o ensino na FCTUC, docente do QE do Agrupamento de escolas de Sátão desde 1994, tendo exercido funções em regime de requisição durante nove anos, desde 1997 até 2006, no Departamento de Matemática da ESTGV - Politécnico de Viseu. Formadora na área e domínio C05- Didática Específica (Matemática) com registo CCPFC/RFO-35775/15
Nível de Ensino:
3º ciclo
Objectivos:

Compreender as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática; Familiarizar-se com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; Realizar práticas de ensino de Matemática de forma a sensibilizar para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 3.º ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos:

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021:
- Caracterização das novas AE de Matemática
- Articulação entre os temas nas novas AE de Matemática
Articulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais:
- Conteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover
- Análise de produções de alunos
- Feedback oral e escrito a fornecer pelo professor
- Recursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades
Práticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais:
- Planificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas)
- Operacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, trabalho autónomo, discussão em grande grupo)
- Reflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).