voltar

Desafios matemáticos que promovem o debate e o pensamento crítico

Nuno Bastos

Professor Adjunto da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, é doutorado em Matemática pela Universidade de Aveiro e membro integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), sediado no Departamento de Matemática da Universidade, onde realiza investigação no grupo de Sistemas e Controlo. Em paralelo com as atividades de ensino e investigação tem realizado também sessões de divulgação matemática, quer em Portugal quer no estrangeiro, onde procura motivar os estudantes para este tema. Em Portugal as referidas sessões têm sido maioritariamente no âmbito das Tardes de Matemática organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Recentemente tem, por um lado, realizado sessões sobre o uso de ferramentas digitais em ambiente escolar e, por outro lado, orientado dissertações de mestrado nesta temática.

Vanda Santos

É investigadora doutorada da Universidade de Aveiro, membro integrado do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e membro colaborador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). Integra o lem@tic – laboratório de Educação em Matemática. É revisora do jornal científico Education and Information Technologies e Technology, Knowledge and Learning. Participou na candidatura de vários projetos científicos à FCT, ações COST, um H2020 e ao projeto Open Education Challenge. Atualmente é docente de Unidades Curriculares da área de Didática da Matemática e anteriormente lecionou várias Unidades Curriculares de Matemática, em diversos Institutos Politécnicos como Assistente e na Universidade Timor Lorosa’e de Timor-Leste como Professora Convidada. As suas principais áreas de investigação são ciência da computação, geometria computacional, software matemático, tecnologias educativas e educação.
https://orcid.org/0000-0002-3953-6123

Esta sessão está limitada a 15 participantes.

Nível de Ensino:
3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Objectivos:

Os "Open Middle Problems" são desafios/problemas que têm pontos de partida e de chegada claros e bem definidos, mas que pelo "meio" são abertos, isto é, permitem diferentes estratégias e formas de abordar e por vezes até diferentes soluções. Este tipo de desafios, que poderemos pensar como "quebra-cabeças", ajudarão os alunos a desenvolver competências de perseverança e criatividade. Para chegarem a uma solução os alunos poderão ter que completar várias iterações enquanto desenvolvem compreensão matemática, identificam equívocos e aumentam o seu conhecimento matemático.

Conteúdos:

Nesta sessão, para além da referência às características deste tipo de desafios, serão apresentados alguns desafios na sua versão em papel e também em versões digitais. Serão também abordadas estratégias de como criar este tipo de desafios e de como os implementar também com recurso a algumas plataformas digitais tais como, por exemplo, o GeoGebra e o Desmos.
Durante a sessão serão apresentados exemplos de problemas que se enquadram em conteúdos lecionados no 3º ciclo do ensino e também em conteúdos do Ensino Secundário.