voltar

Desafios e Enigmas!!!

Cristina Peixoto

É licenciada em matemática no ramo científico pela Universidade de Coimbra, obteve o grau de mestre em Gestão de Empresas e de doutoramento em Métodos Quantitativos no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Professora coordenadora da ESTGV, afeta à Área Científica de Matemática (ACM). O seu trabalho tem-se centrado na investigação da Teoria dos Jogos e das suas aplicações às diferentes Ciências e na área da Educação. Publicou trabalhos académicos em diferentes revistas científicas internacionais, tais como Springer, Applied Mathematical Sciences, International Journal of Academic Research, International Journal of Business and Systems Research, International Journal of Latest Trends in Finance and Economics Sciences, Journal of Economics and Engineering. Foi membro de comissões de congressos internacionais, assim como presidente de sessões de diferentes congressos. Dinamiza sessões de divulgação da Matemática em escolas do ensino básico e secundário.
Investigadora Responsável do projeto “Fazer a Diferença, Não Fazendo Diferença” (http://www.estgv.ipv.pt/fazer-a-diferenca/), (1/05/2021 - 31/7/2022) no âmbito do programa Apoios Especiais. Integra a equipa do projeto “Mentores em Ação” (http://politecnicodeviseu.info/apoios-especiais/mentores-em-acao/), projeto que decorreu numa primeira fase (27/07/2020 - 27/10/2020) no âmbito do programa Verão com Ciência no Politécnico de Viseu (https://www.ipv.pt/cviva.htm), estando a decorrer a segunda fase (01/03/2021 - 28/02/2022) no âmbito do programa Apoios Especiais. Integra a equipa do projeto Link Me Up — 1000 ideias — Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo https://site.ipv.pt/linkmeup.htm, com o desafio “2 gether we are +”.

Cecília Agostinho

É licenciada em Matemática Ramo Educacional, mestre em Física Matemática e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade de Coimbra. Docente do PV desde 1989. A área de investigação prede-se com a Análise de Sensibilidades em Elasticidade Adaptativa, tendo publicações, em revistas científicas internacionais da especialidade. Dinamiza sessões de divulgação da Matemática em escolas do ensino básico e secundário. Membro do júri do concurso de acesso ao Ensino Superior da ESTGV – Contingente > 23 anos. Integra a equipa do projeto “Fazer a Diferença, Não Fazendo Diferença” (http://www.estgv.ipv.pt/fazer-a-diferenca/), (1/05/2021 - 31/7/2022) no âmbito do programa Apoios Especiais.
Nível de Ensino:
Geral
Objectivos:

Abordagem dos conteúdos da disciplina de matemática no ensino básico e secundário através de situações, ficções e contextualizações. Os desafios têm por objetivo ser tema introdutório de um assunto a ser estudado em sala de aula ou, em oposição, ser a conclusão de um tema ou problema desenvolvido pelo professor. Para além do descrito, pretende-se que os desafios sejam também uma ferramenta que permitirá explorar a interdisciplinaridade objetivando a aplicação da matemática em diferentes áreas de estudo.

Conteúdos:

Razão e proporção; conceito de múltiplos e divisores, função afim; gráficos e funções; logaritmo e suas aplicações; lógica e raciocínio lógico.