voltar

Trazendo a Estatística para o terreno!

Carla Henriques

Carla Henriques possui Mestrado e Doutoramento em Matemática Aplicada, na área de Probabilidades e Estatística, e uma Licenciatura de 5 anos em Matemática no ramo de Investigação Operacional. É docente no Instituto Politécnico de Viseu desde 1994 e tem vasta experiência de lecionação na área da Probabilidades e Estatística em cursos superiores, pós-graduações e cursos de formação para ativos. Tem desenvolvido trabalho de investigação em Probabilidades e Estatística, particularmente na análise de dados. Participou no desenvolvimento de trabalhos de investigação em áreas como o Marketing e a Medicina, colaborando com equipas de investigadores no tratamento estatístico dos dados. É coautora de vários trabalhos apresentados em congressos científicos e de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.
Nível de Ensino:
Geral
Resumo:
“(...) the time may not be very remote when it will be understood that for complete initiation as an efficient citizen of one of the new great complex world-wide States that are now developing, it is as necessary to be able to compute, to think in averages and maxima and minima, as it is now to be able to read and write.”

Mankind in the Making, de George H. Wells, 1911



A frase anterior, com mais de 100 anos, perfilha a importância da literacia matemática e estatística para uma cidadania eficiente, algo que não é novidade para nenhum professor.
Sabemos que a literacia estatística é proporcionadora de capacidade para entender, decifrar e avaliar, com espírito crítico, informação que nos é depositada e que condiciona as nossas vidas em muitos níveis. Nesta sessão o tema central é a Estatística e o seu papel em inúmeros exemplos mais ou menos familiares. Vamos ver como a literacia estatística pode mudar a forma como o individuo se situa em determinados contextos do seu quotidiano.