Modelação Estatística do Burnout em Estudantes
Luís Grilo
Os Modelos com Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM) são uma técnica avançada e poderosa de Análise Estatística Multivariada utilizada para analisar relações entre variáveis observadas (manifestas) e variáveis não observadas (constructos latentes), com o objetivo principal de avaliar em que grau um modelo causal teórico é suportado pelos dados, podendo ser visualizados com a ajuda de diagramas de caminhos. São um instrumento com capacidade para ser utilizado em problemas complexos e de gerar conhecimento em vários domínios, podendo lidar com grandes volumes de dados e de diferentes tipos, pelo que têm sido aplicados em diferentes áreas de investigação, nomeadamente nas Ciências Sociais e Humanas e da Saúde. Será apresentado um estudo onde foi proposto um modelo teórico considerando o "otimismo" como construto latente exógeno, o "stress" como construto mediador e o "burnout" em estudantes como construto latente-alvo. Com base em dados recolhidos num inquérito realizado a uma instituição portuguesa, estimámos um modelo reflexivo utilizando o estimador de Mínimos Quadrados Parciais consistente (consistent Partial Least Squares – PLSc). Como esperado, o “otimismo” tem um efeito negativo direto sobre o “stress”, bem como um efeito indireto através deste mediador sobre a “exaustão”, que é considerada o componente central da síndrome de burnout. Foram ainda estimados com o PLSc-SEM dois "submodelos" por gênero (masculino e feminino), e os resultados obtidos na análise multigrupo indicaram que a maior diferença (que é estatisticamente significativa), verifica-se no coeficiente de caminho entre o "stress" e a "exaustão", sendo maior para os homens. Estes resultados podem ajudar a compreender melhor o estado em que se encontram os estudantes da instituição e, eventualmente, contribuir para que algumas medidas possam ser consideradas no sentido de melhorar o seu bem-estar e, consequentemente, o seu desempenho escolar.
Breve Curriculum
Luís Miguel Grilo, doutorado em Matemática e Estatística pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar na Universidade de Évora e Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta. É ainda membro centro de invesigação NOVA Math (Centro de Matemática e Aplicações) da Universidade Nova de Lisboa, do CIMA (Centro de Investigação em Matemática e Aplicações) da Universidade de Évora e do Ci2 (Centro de Investigação em Cidades Inteligentes) do Instituto Politécnico de Tomar. Publicou mais de 30 artigos em livros e revistas especializadas. Possui 3 livros.