Abordar, não tanto numa ótica matemática, mas sobretudo jurídica e financeira, fornecendo os respetivos suportes e enquadramento (nomeadamente, jurídico-legais e financeiros), os conteúdos relativos a
- Modelos financeiros
- Matemática nos salários
- Matemática na poupança e crédito
Mostrar a aplicação prática, com recurso a exemplos concretos (casos reais de famílias e empresas), dos conceitos associados a progressões aritméticas e geométricas e funções exponencial e logarítmica.
- Impostos: porquê, para quê, sobre quê.
- Inflação: conceito e impacto(s). Valor temporal do dinheiro.
- Salário bruto e líquido
- Contribuições obrigatórias para a Seg. Social
- Retenção de IRS na fonte (e seu caráter provisório)
- Progressividade do IRS
- Conceitos fundamentais de Cálculo Financeiro. O valor temporal do dinheiro, regime de juro simples e regime de juro composto, equivalência de capitais, rendas.
- Aplicações concretas destes conceitos no dia a dia: aplicações (investimentos) em juro simples e em juro composto (com diferentes periodicidades de capitalização); diferentes conceitos de taxas de juro (nominais e efetivas, brutas e líquidas, fixas e variáveis…); Euribor: o que é, para que serve, como é determinada e como pode impactar a nossa vida.
- compras a prestações; empréstimos de diversa natureza e formas de reembolso mais frequentes;
- Investimentos financeiros. Trinómio liquidez, risco, retorno. Referência a alguns produtos e sua adequação a perfis de clientes.
- Empréstimos. Cuidados básicos. Alguns conceitos associados (por exemplo, MTIC e TAEG).