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As Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática A na nossa sala de aula! - Uma partilha da experiência com turmas piloto.

Elisabete Almeida

Licenciatura e Mestrado em Matemática para o ensino na FCTUC, docente do QE do Agrupamento de escolas de Sátão desde 1994, tendo exercido funções em regime de requisição durante nove anos, desde 1997 até 2006, no Departamento de Matemática da ESTGV - Politécnico de Viseu.
Formadora na área e domínio C05- Didática Específica (Matemática) com registo CCPFC/RFO-35775/15.
Nível de Ensino:
Secundário
Objectivos:

-Familiarizar os educadores com as novas diretrizes e metodologias de ensino de Matemática A.
-Incentivar práticas pedagógicas inovadoras que promovam a aprendizagem ativa e a resolução de problemas.
-Explorar metodologias ativas como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, e aprendizagem cooperativa.
-Demonstrar como essas abordagens podem ser aplicadas especificamente ao ensino de Matemática A.
-Identificar maneiras de tornar a Matemática A relevante e interessante para os alunos.
-Compartilhar práticas de gestão de sala de aula que facilitam um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo.

Conteúdos:

  • Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE
  • Ideias inovadoras do Currículo:
    • Matemática para a Cidadania;
    • Pensamento Computacional;
    • Diversificação de temas no currículo;
    • Matemática para todos.
  • Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais:
    • Resolução de problemas, modelação e conexões
    • Raciocínio dedutivo e lógica matemática
    • Recurso sistemático à tecnologia
    • Tarefas e recursos educativos
    • Práticas enriquecedoras e criatividade
    • Organização do trabalho dos alunos
    • Comunicação matemática
    • Avaliação para a aprendizagem
  • Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.
  • Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:
    • Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;
    • Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo numérico e simbólico;
    • Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais;
    • Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de problemas.