voltar

Jogos e Matemática: uma forma divertida de aprender.

Nuno Bastos

Nuno Bastos é Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Doutorado em Matemática pela Universidade de Aveiro e membro do CIDMA - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações da Universidade de Aveiro tem, nos últimos anos, direcionado a sua investigação para a Educação em Matemática e Tecnologias Educacionais. Tem colaborado com o Mestrado em Matemática para Professores da Universidade de Aveiro como arguente e como orientador ou co-orientador de dissertações. Colabora regularmente com a Delegação do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática no âmbito das Tardes de Matemática. Tem uma vasta experiência na dinamização de sessões/ações de formação para professores de Matemática.

Paula Oliveira

Paula Oliveira é Professora Associada do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e membro do CIDMA - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações da Universidade de Aveiro. Doutorada em Matemática pela Universidade de Aveiro, tem desenvolvido a sua atividade de investigação essencialmente em Educação Matemática. Entre 2013 e 2021 coordenou o Projeto Matemática Ensino, PmatE/UA, tendo sido responsável pelas Competições Nacionais de Ciência que decorrem anualmente na Universidade de Aveiro. É vice-diretora do Mestrado em Matemática para Professores e tem orientado/co-orientado vários estudantes deste Mestrado.

Esta sessão está limitada a 20 participantes.



Nível de Ensino:
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Objectivos:

Capacitar os professores para novas abordagens da matemática, nomeadamente, abordagens exploratórias e criativas no ensino da Matemática;
Explorar jogos didáticos na área da matemática para utilização em sala de aula;
Desenvolver a capacidade de adaptar jogos pré-existentes a contextos matemáticos específicos de interesse para os professores.

Conteúdos:

Nesta sessão prática os participantes serão levados a jogar um conjunto diversificado de jogos matemáticos previamente preparados, abordando um leque variado de tópicos constantes nas aprendizagens essenciais de Matemática do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.