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Análise de dados com IA, folha de cálculo e Python: boas práticas e armadilhas estatísticas.

Ana Cristina Matos

Licenciada em Matemática, Mestre Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas e doutorada em Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico. Docente do IPV desde 1992, a sua atividade de ensino e investigação incluem Investigação Operacional, Métodos Estatísticos e Análise de Dados. Participou no desenvolvimento de trabalhos de investigação na área da Bioestatística e na área da medicina, colaborando com equipas multidisciplinares no tratamento estatístico de dados. Participou em congressos científicos e tem diversas publicações técnicas e científicas, em revistas científicas nacionais e internacionais.

Carla Henriques

Carla Henriques possui Mestrado e Doutoramento em Matemática Aplicada, na área de Probabilidades e Estatística, e uma Licenciatura de 5 anos em Matemática no ramo de Investigação Operacional. É docente no Instituto Politécnico de Viseu desde 1994 e tem vasta experiência de lecionação na área da Probabilidades e Estatística em cursos superiores, pós-graduações e cursos de formação para ativos. Tem desenvolvido trabalho de investigação em Probabilidades e Estatística, particularmente na análise de dados. Participou no desenvolvimento de trabalhos de investigação em áreas como o Marketing e a Medicina, colaborando com equipas de investigadores no tratamento estatístico dos dados. É coautora de vários trabalhos apresentados em congressos científicos e de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

António Lucas

Licenciatura em Ensino, Matemática e Ciências da Natureza (2.º C.E.B.), com parte curricular e ano de investigação de Programa de Doutoramento em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Salamanca. Experiência como professor de 1.º e 2.º C.E.B. e de Formação inicial de professores, na E.S.E. de Viseu (na área da Matemática, Didática da Matemática e Supervisão Pedagógica). Formador do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º C.E.B. Formador e Coordenador de ações de formação de adultos no IEFP, I.P.. Dinamizador de sessões práticas em encontros de professores de software educativo na área de Matemática. Professor dinamizador do CCTIC ESE/IP Viseu e formador na área das Tecnologias Educativas.
Nível de Ensino:
2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário
Objectivos:

Fortalecer a intuição e a perspicácia na área da estatística.
Preparar os professores para utilizarem ferramentas tecnológicas: na construção de questionários on-line; no tratamento e apresentação visual de dados.
Desenvolver o raciocínio voltado para as particularidades da estatística.

Conteúdos:

- Exemplos de deturpação/manipulação de informação Estatística,
- Desenvolvimento de atividade prática com construção de inquéritos on-line e análise de dados
- Resolução de tarefas práticas com recurso à Inteligência Artificial (IA), Python e folha de cálculo.