voltar

Promover a aprendizagem ativa: Feedback, tecnologia e IA.

Nuno Bastos

Nuno Bastos é Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Doutorado em Matemática pela Universidade de Aveiro e membro do CIDMA - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações da Universidade de Aveiro tem, nos últimos anos, direcionado a sua investigação para a Educação em Matemática e Tecnologias Educacionais. Tem colaborado com o Mestrado em Matemática para Professores da Universidade de Aveiro como arguente e como orientador ou co-orientador de dissertações. Colabora regularmente com a Delegação do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática no âmbito das Tardes de Matemática. Tem uma vasta experiência na dinamização de sessões/ações de formação para professores de Matemática.

Madalena Malva

Madalena Malva é Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Doutoramento em Estatística e Investigação Operacional. Coautora de trabalhos apresentados em congressos científicos e de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais; Docente no Instituto Politécnico de Viseu desde 1996; possui vasta experiência de lecionação na área da Probabilidades e Estatística em cursos superiores e de pós-graduações. Desenvolve trabalho de investigação em probabilidades e estatística e na análise de dados. Participou no desenvolvimento de trabalhos de investigação em áreas como Marketing e Turismo entre outras, colaborando com equipas de investigadores no tratamento estatístico dos dados.
Nível de Ensino:
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Objectivos:

Compreender a Aprendizagem Ativa;
Dar um Feedback mais eficaz;
Utilizar ferramentas digitais;
Integrar a Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino/aprendizagem;
Ganhar experiência prática na conceção e implementação de atividades que combinem aprendizagem ativa, feedback, ferramentas digitais e IA.

Conteúdos:

Nesta sessão, os professores irão explorar os princípios e práticas da aprendizagem ativa, enriquecida com mecanismos modernos de feedback, ferramentas digitais e inteligência artificial (IA).

Para além de uma introdução teórica irão realizar atividades práticas para verem como esses elementos podem ser perfeitamente integrados nas suas práticas de ensino, promovendo assim um ambiente de aprendizagem mais envolvente e eficaz.