Teorias Tecnológicas da Educação
"Assim como a máquina a vapor interferiu no modo como Marx, Nietzche e Freud pensaram a história, hoje o computador é um desses dispositivos técnicos pelos quais percebemos o mundo, não apenas no plano empírico, mas também num plano transcendental. A experiência pode ser estruturada pelo computador" - "Não é a primeira vez que a aparição de novas tecnologias intelectuais é acompanhada por uma modificação nas normas do saber e do ensinar"
O grande impulso tecnológico do séc. XX marcou tanto as
instituições escolares quanto as instituições sociais.
Segundo alguns autores, durante os anos 60, via-se nas novas
tecnologias a salvação de todo um sistema educativo. Para este
objectivo ser atingido é necessário melhorar de forma concreta
a tecnologia dos processos de comunicação pedagógica, se
desejarmos obter uma melhor aprendizagem. É então necessário
utilizar uma abordagem tecnológica e construir sistemas de
ensino e de aprendizagem. Esta nova abordagem tecnológica, deu
origem a novas formas de "estar" na educação: as
teorias tecnológicas da educação.
Poderemos tentar detectar uma teoria tecnológica da
educação, pelas seguintes características:
A preocupação desta abordagem educacional, não será tanto
a natureza dos objectivos, mas a organização dos meios
necessários para atingir esses fins. De acordo com os defensores
destas novas teorias, o problema a resolver será o de como
operacionalizar os processos educativos a fim de os tornar
eficazes.
Dentro deste movimento tecnológico, podemos identificar duas
grandes tendências: A sistémica da educação, que tem as suas
origens nas pesquisas sobre a teoria geral dos sistemas, que
permitiu melhorar, entre outros aspectos, a organização do
ensino e conduziu ao design pedagógico. Esta corrente
sistémica, consiste em examinar as relações entre os elementos
em função das finalidades visadas. Neste caso, é necessário
agir de forma sistemática e seguir um certo procedimento
padrão. Este procedimento parte das análises das finalidades,
das características do estudante, passa pela concepção de um
sistema de ensino, a avaliação desse mesmo sistema
(experimentação) e, finalmente, a introdução das
modificações necessárias que irão terminar o processo ou
apenas fechar o círculo de desenvolvimento.
Em segundo lugar, temos a chamada tendência hipermediática, que
consiste na análise dos ambientes tecnológicos sob o ângulo da
sua interactividade e na construção de sistemas cada vez mais
interactivos, também chamados por alguns autores ambientes
hipermediáticos ou ambientes multimédia. As principais
investigações nesta área inspiram-se em certas teorias
cognitivas do conhecimento e da engenharia informática,
caracterizando-se, principalmente, pelo seu pragmatismo: neste
caso aquilo que se pretende em ultima análise é um sistema que
funcione, uma tecnologia eficaz, mais do que uma teoria muito
elaborada.
Estas duas correntes não seguiram caminhos totalmente separados,
mas influenciaram-se mutuamente, tendo cada uma retirado da outra
o que mais lhe interessava. Desta forma, a abordagem do design
pedagógico retirou das teorias da comunicação, os elementos de
tratamento de informação. Forneceu, em contrapartida, ao ensino
assistido por computador, uma descrição dos principais
elementos do ensino. A abordagem hipermediática deu aos
sistémicos, a noção de retroacção que se tornou uma
componente de todas estas teorias.
Foi a natureza e a qualidade da sistematização do ensino que
variaram ao longo dos anos em função da evolução dos
conhecimentos e do impacto das novas tecnologias da informação.
Actualmente, a questão essencial diz muito mais respeito ao
impacto das teorias do conhecimento na construção de software
dito inteligente. Foi nomeadamente o trabalho de Seymour Papert, no inicio dos anos 80, sobre a
linguagem LOGO que deram o empurrão à pesquisa e
criação de ambientes de aprendizagem abertos e informatizados. Papert sofreu a influência de Jean
Piaget, sendo que actualmente as teorias cognitivas e
construtivistas têm grande influência na construção destes
ambientes de aprendizagem.