TENSÃO SUPERFICIAL

 

Leonhard Euler (1707 - 1783)

Certos insectos conseguem caminhar sobre a superfície da água, que se comporta como uma película tensa e elástica, apenas deformada nos pontos onde se apoiam as patas do insecto. Essa propriedade dos líquidos, chamada tensão superficial, é devida às forças de atracção que as moléculas internas do líquido exercem junto às da superfície.

As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direcções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que actuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atracão lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz com que a mesma se comporte como uma película elástica.

A tensão superficial está presente em situações interessantes:
   - Colocando-se cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfície da água, observa-se que ela pode permanecer sobre a película superficial sem afundar no líquido, apesar de ser muito mais densa que a água.
    - A gota de água que se forma numa torneira mantém sua forma devido a elasticidade na superfície da gota.
   - Num copo cheio de água, podemos acrescentar pequenos objectos sem que a água transborde. Isto ocorre porque a superfície da água comporta-se elasticamente.

 

 

 

1