Fichas nº 4 - Escoamentos permanentes sob pressão - Bombas e Turbinas

 

NOTA: Na resolução despreze as perdas de carga localizadas.

Exercício 1

No sistema representado na figura, a bomba eleva um caudal de 40 l/s do reservatório R1 para o reservatório R2.  O material é o ferro fundido novo. Determine o rendimento da bomba, sendo a sua potência igual a 15.0 KW.

Exercício 2

No sistema representado na figura o caudal turbinado é de 500 l/s e o material é o ferro fundido novo. Determine a potência absorvida pela turbina (h= 80%).

Exercício 3

Considere o sistema representado na figura, constituído por dois reservatórios ligados por duas condutas em série (fibrocimento). O reservatório R2 funciona como reservatório de compensação, recebendo água nas "horas mortas" e fornecendo-a  ao aglomerado populacional nas "horas de ponta". Q representa o caudal de consumo do aglomerado.

3.1 Determine o caudal que circula em cada uma das condutas (distribuição de caudais) e trace a linha de energia,  para um caudal de consumo nulo (Q = 0 ).

3.2 Calcule a partir de que valor de Q,  R2  passa a fornecer água ao aglomerado.

3.3 Determine a distribuição de caudais e trace alinha de energia, para os seguintes valores do caudal de consumo. (a) Q = 60 l/s; (b) Q = 100 l/s.

Exercício 4

Considere o sistema de três condutas em paralelo indicado na figura. O material é o ferro fundido novo e Q = 450 l/s. Determine distribuição de caudais e a perda de carga entre AB, nas duas situações seguintes:

4.1 Válvulas na conduta 2, fechadas;

4.2 Válvulas na conduta 2, abertas.

Exercício 5

Considere o sistema representado na figura, constituído por dois reservatórios ligados por condutas em ferro fundido novo. Q representa o caudal de consumo do aglomerado. Sabendo que R2 recebe um caudal constante de 8 l/s, determine a distribuição de caudais. (L2 = L3 = 2000 m; L1 = 4000 m; D1=D2=D3= 100 mm).