Introdução

 

Com este programa informático pretende-se tornar mais eficaz o processo de ensinar e aprender a Geometria Descritiva.

O seu ambiente informático é atractivo e de fácil utilização. Por essa razão este programa é um bom auxiliar didáctico,

quer na sala de aula, quer no estudo em casa, não substitui a necessidade de desenhar com papel e lápis mas, simplesmente,

ajuda o estudante a saber o que e porque desenha. Assim é, porque utiliza a imagem visual do espaço (3D) em paralelo

com a representação diédrica (2D) não esquecendo de referir sempre a descrição teórica e o suporte conceptual.

A sua operatividade é simples e as tarefas como rodar, alterar a escala ou pintar, (em 3 D); construir, alterar,

eliminar objectos (em 2D) dão ao seu utilizador variadas possibilidades de aprendizagem.

 

Lição

Visita à tabuada

Parte Livre

Funcionalidades oferecidas

           

Ficheiro

 

Janelas

 

            Construção de Objectos

 

Ferramentas

 

Tabuada

 

Configurações

 

Acerca do programa

 

Avaliação do Produto

 

Folha de Rascunho

 

 

 

 

FICHEIRO

 

Novo: Permite abrir uma janela somente no caso em que o número de janelas é inferior a duas

 

Abrir: Permite abrir um exercício que esteja gravado em ficheiro, o nome do ficheiro deve ter a extensão *.txt

 

Fechar: Permite fechar a janela activa

 

Guardar como: Permite gravar em ficheiro o que se encontra no ecrã, Este ficheiro deve ter a extensão *.txt

 

Imprimir Janela Activa: Permite imprimir a janela que se encontra activa

 

 

 

JANELAS

           

            Cascata: Permite dispor as janelas presentes em cascata

           

            Lado a Lado: Permite dispor as janelas presentes lado a lado, será esta a disposição mais usual !

 

 

CONSTRUÇÃO DE OBJECTOS (Na representação 2D)

           

            Ponto: Permite construir pontos

                        Marcar Coordenadas: Após a selecção desta opção o utilizador poderá marcar (picar) duas posições na representação 2D,

                                                           Sendo a primeiro o ponto P1 e a segunda o ponto P2.

                        Int. Coordenadas: Permite introduzir as coordenadas do ponto.

           

            Ponto de uma Recta: Permite marcar um ponto de uma recta (a recta não deve estar seleccionada!), bastando para isso picar com o rato numa

                                               Das projecções da recta.

 

            Recta (Ponto, Ponto): Permite construir uma recta, tendo previamente dois pontos seleccionados

 

            Recta (Ponto, //Recta): Permite construir uma recta, paralela a outra que contêm um dado ponto (os objectos devem estar previamente seleccionados!)

 

            Recta (Ponto, Angulos): Permite construir uma recta que contêm um ponto e cujas projecções fazem ângulos com os planos de projecção

 

            Segmento de Recta (Ponto, Ponto): Permite construir um segmento de recta, tendo previamente dois pontos seleccionados

 

            Segmento de recta auxiliar 2D: Permite construir um segmento de recta somente na representação 2D

 

            Plano (Ponto, Ponto, Ponto): Permite construir um plano, tendo previamente três pontos seleccionados

 

            Plano (Ponto, Recta): Permite construir um plano, tendo previamente seleccionado uma recta e um ponto fora dela

 

            Plano (Ponto, Angulos...): Permite construir um plano, impondo ângulos de abertura às suas projecções

 

            Planos Especiais: Permite construir planos (Nível, Frente, Perfil, B13, B24), dando um ponto ou sendo arbitrários

 

 

FERRAMENTAS

 

            Animação 3D -> LT: Permite fazer a demonstração da passagem da representação 3D para a representação 2D

 

            Animação 3D -> LT -> 3D: Permite fazer a demonstração da passagem da representação 3D para a representação 2D e novamente para 3D

 

            Colocar Projecções: Permite colocar as projecções dos vários objectos presentes

 

            Colocar Traços: Permite colocar traços dos vários objectos presentes

 

            Colocar Pontos Notáveis: Permite colocar os pontos notáveis do B13 e do B24

 

            Colocar Bissectores: Permite colocar os bissectores B13 e B24

 

            Retira / Coloca Invisibilidades: Permite activar/desactivar a representação das invisibilidades

 

            Retira / Coloca Sistema de Referência : Permite activar/desactivar o sistema de referência

 

            Espessura Linha Chamada: Permite alterar a espessura da linha de chamada

 

            Dimensões dos Planos de Projecção: Permite alterar a dimensão dos planos de projecção

 

            Informações acerca do exposto: Permite dar informações acerca dos objectos presentes na cena

 

 

TABUADA DA GEOMETRIA DESCRITIVA

 

Modulo onde são apresentados os conceitos teóricos referentes a cada matéria: Representação do Ponto, da Recta, do Plano,

Intersecções, Mudança de planos, Rebatimentos, etc...

Estes exemplos poderão ter somente um passo ou ser uma sequência de passos que poderá ser controlada pelo utilizador,

permitindo-lhe avançar ou recuar mediante a sua capacidade de assimilação de conhecimento.

São acompanhados por escrito com o relato dos procedimentos e com a enunciação dos conceitos com este relacionados.

 

Esta parte tem como objectivo dar ao aluno um conjunto de conhecimentos estruturantes para poder executar os vários exercícios que se lhe colocam pela frente

 

 

            Sintaxe de Monge: Permite dar ao conhecimento do utilizador a sintaxe usada na representação de Monge

 

            Método de Monge: É feita uma exposição do método de monge

 

            Conceitos de Pontos: Apresenta ao utilizador  vários exercícios sobre pontos

 

            Conceitos de Rectas: Apresenta ao utilizador vários tipos de rectas

 

            Conceitos de Planos: Apresenta ao utilizador vários tipos de planos

 

            Intersecção de Planos: Apresenta ao utilizador como é feita a intersecção de planos, Método Geral e vários casos

 

            Intersecção de Rectas com planos: Apresenta ao utilizador o modo como é feita a intersecção de planos com rectas

 

Para os exercícios apresentados na Tabuada tornam-se importante os seguintes ícones:

 

 

CONFIGURAÇÕES

Permite configurar alguns parâmetros do sistema tais como:

 

            Espessura Linhas: Espessura das linhas na representação 3D

 

Espessura Linhas de Projecção: Espessura das linhas de projecção

 

Raio dos pontos: Raio dos pontos

 

Intervalo de tempo nas animações: Intervalo de tempo a considerar aquando das animações

 

Escala: Escala por defeito

 

            Comprimento das linhas: Permite-se alterar o comprimento das linhas

 

            Mostrar invisibilidades: Para ter as invisibilidades activas/desactivas

 

            Mostrar Identificadores: Para mostrar/retirar os identificadores

 

 

ACERCA DO PROGRAMA

 

Autores: Apresenta os autores do programa

 

Prémios atribuídos: Apresenta os prémios atribuídos ao programa

 

 

AVALIAÇÃO DO PRODUTO

 

Permite-se que o utilizador possa contribuir com as suas sugestões para a melhoria das futuras versões!

 Através do preenchimento de uma caixa de diálogo que será enviada aos autores do programa

 

 

FOLHA DE RASCUNHO

    Pretende dar ao utilizador uma ferramenta que Lhe permita efectuar os desenhos através do computador, dando deste modo

a possibilidade de  o utilizador no mesmo ambiente poder desenhar, e estudar ao mesmo tempo !

Exemplos de desenhos efectuados no Rascunho

 

Recta de Nível de um plano

Recta de Nível de um plano, neste caso fez-se uso da grelha, de modo a que o desenho fica-se mais perfeito

Intersecção entre dois planos

Intersecção entre uma recta e um plano projectante vertical

 

 

 

1ª LIÇÃO

Apresentam-se duas janelas uma representação 3D outra representação 2D

O utilizador só poderá construir novos objectos na representação 2D, sendo a 3D somente a representação tridimensional do que

Se encontra na representação 2D;

Visita à Tabuada

            Esta visita têm como objectivo dar ao utilizador os fundamentos teóricos sobre cada matéria

, após se ter iniciado um exercício poderemos recuar, avançar ou terminar o exercício; O utilizador tem a possibilidade

de poder ter as explicações de cada exercício.

 

 

Parte Livre

Permite ao utilizador construir Pontos, Segmentos de Recta, Rectas e Planos.

 

Seleccionar objectos: Bastará Picar em cima do objecto que se pretende seleccionar, quando o objecto está seleccionado ficará com

                                   Cor Vermelha;

Construir um ponto: Selecciona-se a opção de construir um ponto, depois teremos de picar com o rato dois pontos 1º marca-se P1 e depois P2;

Construir Recta / Segmento de Recta / Plano : Seleccionar primeiro os objectos que definem o objecto que se pretende criar e depois seleccionar

a opção de construção;

Construir uma recta de Nível/Frente de uma plano: Selecciona-se o Plano e um ponto do plano, seguidamente selecciona-se a opção da recta de

                        Nível/Frente;

 

Editar um Objecto(ponto, recta, plano): Faz-se double click em cima do objecto e deste modo aparecerá uma caixa de diálogo que permite alterar

                                   O identificador dos objectos, a cor; exemplo: