AEIOU - Geometria Descritiva

Ensino da Geometria Descritiva Assistido por Computador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Objectivos

 

 Público Alvo

 

 

 Imagens

 

 

 Implementação

 

 

 Como Adquirir

 

 

 Últimas actualizações

 

 

 Ajuda ao Programa

 

 

“O conhecimento não é passivamente recebido mas activamente construído”

 

Morgado - 96

 

Novidades

 

 

 

 

 

04.2001
Premiado no IV Concurso Nacional da Microsoft

 

 

10.2001
- Apresentado na APROGED.

- Apresentado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Santarém.

 

 

 

 

 


"Quem souber representar o ponto a recta e o plano sabe toda a geometria descritiva".

GASPARD MONGE - Séc. XVIII

 

No processo Ensino / Aprendizagem...

  • Aprender ao ritmo pretendido;
  • Explorar novas abordagens;
  • Concretizar/Ver os conceitos teóricos dados nas aulas;
  • Lançar novos desafios;
  • Permitir fazer novas conjecturas.

São um factor importante no processo de Ensinar e Aprender. É, pois, neste contexto que este Ambiente se torna cada vez mais necessário.

 

Objectivos

Com AEIOU-Geometria Descritiva, pretende-se dar explicações teóricas ao utilizador e, ao mesmo tempo, permitir visualizar o que se expôs nos conceitos teóricos, tanto em representação tridimensional como em representação de Monge.

Pretende-se, com o ambiente, facilitar o ensino da Geometria Descritiva, fazendo uso das novas tecnologias, tirando daí todas as vantagens que um ensino assistido têm, tais como :

  • Aprender ao ritmo pretendido;
  • Explorar novas abordagens;
  • Concretizar/Ver os conceitos teóricos;
  • Lançar novos desafios;
  • Verificar como é feita a passagem da representação 3D para a representação em plano.

Neste ambiente, apostou-se fortemente em conceber funcionalidades elementares tais como a construção de um ponto, de um segmento de recta, de uma recta e de um plano, de modo a que o utilizador perceba, de forma fácil, a base da geometria descritiva, pois o seu criador, GASPARD MONGE (Séc. XVIII), dizia que "Quem souber representar o ponto, a recta e o plano, sabe toda a geometria descritiva".

De modo a fornecer ao utilizador os conhecimentos necessários na área da Geometria Descritiva, disponibiliza-se uma TABUADA que permite expor os conceitos que julgamos fundamentais no estudo, e que permite ao utilizador aprender os conceitos, bem como verificar como são aplicados. Para isso, para cada conceito, está disponivel uma demonstração interactiva que permite compreender melhor.

Tentando seguir o percurso natural de aprendizagem da geometria descritiva, foi-se aumentando a base de conhecimento a transmitir ao aluno, dos quais se destacam alguns capítulos:

  • Projecções;
  • Tipos de rectas e planos;
  • Intersecção de planos com planos/rectas (vários casos);
  • Métodos auxiliares (mudanças de planos, rotações e rebatimentos);
  • Paralelismo, Perpendicularidade e definição de ângulos;
  • Representação de Sólidos;
  • Problemas Métricos;
  • Sombras, Etc.

Na demonstração de exercícios mais elaborados foi implementado um demo, controlável pelo utilizador. Destaca-se, ainda, o facto da passagem da representação tridimensional para a representação de Monge (2D) ser animada.

O Ambiente permite:

  • Apoiar o professor na sala de aula;
  • Apoiar o aluno na aula;
  • Apoiar o aluno no seu estudo (em casa) e motivar a exploração de novas situações.
  • Seguir exercícios, acompanhados por uma explicação áudio e escrita;
  • Resolução de exercícios por parte do aluno e entrega ao professor;
  • Possibilitar ao professor ver a solução final do exercício;
  • Possibilitar ao professor acompanhar a resolução proposta pelo aluno;
  • Ver o tempo despendido na elaboração do exercício;
  • Alterar, falcilmente, a resolução, sem ter de “apagar” o que já se fez;
  • Estudo acompanhado pelas exposições teóricas (TABUADA), bem como a possibilidade de poder aprender sozinho, uma vez que o sistema permite ao aluno encetar várias experiências;

 

Público Alvo

  • Estudantes de Geometria Descritiva (Ensino Secundário e Superior);
  • Professores que leccionam Geometria Descritiva.

 

Ferramenta de Desenvolvimento

O AEIOU-Geometria foi desenvolvido em Visual C++ 6.0, fazendo uso das potencialidades do OpenGL. Utilizou-se uma programação orientada ao objecto, por forma a que a sua extensibilidade e modificação futura seja mais fácil e rápida.

 

 

Como Adquirir

Contactar os Autores do Programa

Email: fmorgado@di.estv.ipv.pt