Os Números de Fibonacci


                             

                                                           e o problema dos Coelhos...

O Problema dos coelhos aparece pela primeira vez referenciado no livro “Liber Abaci”, publicado por Fibonacci em 1202, sob a forma do seguinte problema:

“Um homem colocou um casal de coelhos num local cercado por todos os lados. Quantos casais de coelhos podem ser gerados a partir desse casal ao fim de um ano, sabendo que, por mês, cada casal gera um novo casal, que se torna produtivo no segundo mês de vida?”

Este problema tem uma resolução simples, admitindo que todos os coelhos são imortais.

Se clicares sobre a imagem, poderás aceder a uma simulação digital deste problema,  produzido pela Ludoteca do Instituto de Física da USP (software livre). Esta simulação digital é denominada de O problema dos coelhos – Leonardo de Pisa.

Este recurso didático informa que, no decorrer da atividade, surgirão dois tipos de casais de coelhos, um casal jovem representado por 2 coelhos de menor estatura, e um casal adulto formado por 2 coelhos maiores.

A simulação digital possui um quadro que informa o número de casais a cada vez que avances no mês, e possui uma tela maior, ao lado, onde surgem coelhos grandes e pequenos que totalizam os casais num determinado mês.

Nesta simulação digital podes ainda encontrar, de modo sucinto, a história de Leonardo de Pisa e quais foram as contribuições deste matemático no desenvolvimento do saber científico.

A simulação cita, ainda, a presença da sucessão de Fibonacci no filme ''O Código da Vinci'', como poderás confirmar aqui.




.

                                                                                                                                                                                                              Voltar