Introdução à Engenharia

 [1ºano/1ºsemestre]


Objectivos gerais

 

Conteúdos Programáticos

 

Competências e actos de Engenharia

 

Pré - Requisitos

 

Equipamentos

 

Metodologias de Ensino

 

 

Objectivos gerais

 

Proporcionar aos alunos um conhecimento real do que é um curso de engenharia, enquadrando-a historicamente. Transmitir conceitos básicos sobre métodos de estudo, permitindo uma gestão racional do tempo. Potenciar as capacidades de comunicação, redacção e estruturação de relatórios. Contactar com as diferentes práticas oficinais, conhecer equipamentos e enquadrando-os nas Ciências de Engenharia e Engenharia Industrial.

 

 

Conteúdos Programáticos

 

UM CURSO DE ENGENHARIA

Ensino superior uma perspectiva integrada de ensino.

Uma nova fase da vida, - estudar para quê

Métodos de estudo, condições de viabilização do estudo, fases do estudo, preparação, captação, processamento de informação.

 

HISTÓRIA DA ENGENHARIA

Marcos históricos importantes

As primeiras escolas de engenharia

Factos marcantes da ciência e da tecnologia.

 

ENGENHARIA E SOCIEDADE

As funções de um engenheiro

O engenheiro e o técnico

Código de ética.

Processo de formação do engenheiro e formação contínua ao longo da vida.

Áreas de actuação e actos de engenharia praticados pelos diplomados.

Associações profissionais nacionais e internacionais

 

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Métodos de investigação

Exemplos de trabalhos de engenharia

Exemplos de trabalhos de investigação

Organização de uma pesquisa.

 

CRIATIVIDADE

Enquadramento e requisitos

O processo criativo

Espaço de soluções dum problema

Barreiras à criatividade, estímulos.

 

O ENGENHEIRO E A COMUNICAÇÃO

Processos de comunicação

Redacção e estrutura dum trabalho

Estrutura física dum relatório técnico

A importância gráfica na comunicação.

 

PROJECTO, A ESSÊNCIA DA ENGENHARIA

O processo de projectar

Actividade científica e actividade tecnológica

Fases dum projecto

Abordagem de problemas em engenharia.

 

MODELAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO DE MODELOS

O modelo e o sistema físico real

Validade das hipóteses simplificativas

Utilidade dos modelos.

 

SIMULAÇÃO

Modelos e métodos de optimização

Optimização com uma e duas ou mais variáveis

Exemplos.

 

PRÁTICAS OFICINAIS

Utilização de equipamentos de medição

Utilização de tornos, fresadoras e serrote, com produção de pequenas peças ou dispositivos para eventual posterior exibição.

 

 

Competências e actos de Engenharia

 

Competências

Actos de Engenharia

Conhecer e compreender conceitos ligados à engenharia, a partir duma visão histórica integrada.

 

Organizar e planear as múltiplas actividades exigidas pelo curso, aplicando métodos de estudo e gestão do tempo.

 

 

Conhecer os diferentes métodos de investigação e organizar pesquisas.

 

Realizar pesquisas bibliográficas (e outras).

 

Elaborar e apresentar pequenos relatórios produzidos no âmbito das Ciências da  Engenharia e/ou Engenharia Industrial.

 

Utilizar equipamentos de medição e máquinas ferramentas.

 

Realizar pequenas peças ou subconjuntos em contexto oficinal.

 

 

 

 

Pré - Requisitos

 

Não se aplica.

 

 

Equipamentos

 

Projector e computador; laboratório com acesso à Internet, torno, fresadora, serrote, furadora e ferramentas oficinais.

 

 

Metodologias de Ensino

 

As horas de aula são dedicadas à compreensão, aquisição e aplicação de conhecimentos, de forma a desenvolverem a capacidade de abordagem profissional a trabalhos de Engenharia. Serão utilizados o método expositivo, grupos formais e informais e pequenas apresentações de temas explorados pelos alunos. A pesquisa-acção será uma constante, obrigando os alunos a uma reflexão crítica permanente

As horas de apoio tutorial são dedicadas à consolidação dos conhecimentos adquiridos num processo de interacção com o professor e as horas de trabalho autónomo são orientadas para a resolução de problemas propostos com o objectivo de desenvolver nos alunos capacidades para enfrentar situações novas e procurar as respectivas soluções. Durante as horas de trabalho autónomo os alunos realizam os trabalhos oficinais e as pesquisas propostas. Adquirem-se e aplicam-se, deste modo, as capacidades de pesquisa de informação, de produção de documentos consistentes e de preparação de meios audiovisuais que sirvam o propósito de apresentações públicas e da comunicação escrita e verbal dos alunos. A realização dos trabalhos, dos relatórios e das apresentações são acompanhadas e orientadas pelo professor.

 


Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Escola Superior de Tecnologia de Viseu

Comentários e sugestões: abeloliveira@demgi.estv.ipv.pt