ELMS@DI

O que é o ELMS@DI?

O ELMS (E-academy License Management System) é um sistema web desenvolvido com o objectivo de auxiliar a gestão e a distribuição do software e respectivas licenças da assinatura MSDN AA.

O ELMS é uma ferramenta gratuita, aprovada pela Microsoft, que obedece às normas de distribuição de software e licenças ao abrigo da assinatura do protocolo MSDNAA.

O sistema ELMS foi configurado pelo Departamento de Informática, construindo o ELMS@DI, de forma a possibilitar aos seus alunos o acesso e utilização dos recursos disponibilizados pela Microsoft, sob o MSDNAA. Com este sistema, o acesso ao software é tornado atemporal e independente do local de acesso, bastando para isso que o requerente esteja registado no sistema.


O que é o MSDNAA?

O MSDNAA (“Academic Alliance”) é a materialização, sob a forma de um serviço, resultante de um protocolo estabelecido entre a Microsoft e os Departamentos do Ensino Superior que leccionam unidades curriculares das áreas STEM (Science, Technology, Engeneering and Mathematics).

Através deste protocolo, o Departamento recebe uma assinatura do MSDNAA que inclui um conjunto de produtos da Microsoft. Todo o software disponibilizado pode ser instalado nas máquinas existentes nos espaços afectos ao departamento, sem limite de quantidade, desde que usado exclusivamente para fins educacionais e de pesquisa.

O corpo docente e os estudantes do Departamento de Informática podem também instalar o software nos seus computadores pessoais.


Leitura obrigatória

Developer AA License Agreement (EULA)
MSDN End-User License Agreement (EULA)


Acesso ao ELMS@DI

O Departamento de Informática é responsável pelo pré-registo dos utilizadores elegíveis no sistema do ELMS. Após esse pré-registo, a Microsoft enviará um e-mail a cada utilizador registado com a informação de acesso ao ELMS@DI: endereço do sistema, utilizador e palavra-chave.

O pré-registo é realizado anualmente, após o processo de matriculas e/ou inscrições dos alunos no Departamento de Informática.

O utilizador será o endereço de e-mail que foi indicado pelo aluno no processo de matricula e/ou inscrição do aluno. Posteriormente, caso o aluno se tenha esquecido da sua palavra-chave, poderá realizar a recuperação da mesma na página dedicada ao serviço ELMS, na opção Login Ajuda.

No caso de não receber o e-mail da Microsoft com os dados de acesso ao sistema, o aluno poderá contactar o Departamento de Informática, a fim de tentar solucionar o problema.

Na primeira utilização do sistema, aquando do pedido de realização de download dos produtos, é solicitado ao utilizador para que complete os seus dados de registo. É obrigatório o seu preenchimento, caso contrário, o download não se efectivará.


Considerações de utilização

Aconselha-se a que os utilizadores do ELMS@DI consultem com frequência a documentação disponibilizada pela Microsoft no que diz respeito à forma correcta de utilização dos downloads e chaves do software vindas do sistema em causa. Estes normativos podem ser encontrados na página Developer Academic Alliance Usage Guidelines.