E. S. T. V.


Título: Grupos Estratégicos: Um Ensaio na Indústria de Fabricação de Papel e Cartão

Autor: Luís Gonçalves Paiva (lpaiva@demgi.estv.ipv.pt)


Sumário

O modelo de análise contemplado neste estudo, - Análise Estrutural Dentro da Indústria ( Grupos Estratégicos) - pretendeu contribuir para um melhor conhecimento da realidade competitiva na Indústria Portuguesa de Fabricação de Papel e Cartão, através da definição das principais opções estratégicas, desenvolvidas nos últimos cinco anos. Os resultados subjacentes à aplicação do modelo de análise proposto por M. Porter tiveram como instrumento-base um inquérito distribuído às empresas mais representativas e cujos elementos de resposta, quando submetidos a tratamento estatístico univariado e multivariado, permitiram identificar cinco grupos estratégicos:

Grupo I - Estratégia de Liderança Global na Indústria, em Associação com Empresa estrangeira.

Grupo II - Estratégia de Conquista de Mercado, com Preços Baixos.

Grupo III - Estratégia de Conquista de Mercado, através da Modernização, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

Grupo IV - Estratégia de Especialização.

Grupo V - Estratégia de Presença no Mercado (Sobrevivência).

As estratégias desenvolvidas pelos diferentes grupos encontram-se em consonância com os diferentes níveis de desempenho atingidos pelas empresas que os compõem, sendo patente uma estrutura produtiva heterogénea, maioritariamente não integrada.