E. S. T. V.
Título: Grupos Estratégicos: Um Ensaio
na Indústria de Fabricação de Papel e Cartão
Autor: Luís Gonçalves Paiva (lpaiva@demgi.estv.ipv.pt)
Sumário
O modelo de análise contemplado neste estudo,
- Análise Estrutural Dentro da Indústria ( Grupos Estratégicos) - pretendeu
contribuir para um melhor conhecimento da realidade competitiva na Indústria
Portuguesa de Fabricação de Papel e Cartão, através da definição das principais
opções estratégicas, desenvolvidas nos últimos cinco anos. Os resultados
subjacentes à aplicação do modelo de análise proposto por M. Porter tiveram
como instrumento-base um inquérito distribuído às empresas mais representativas
e cujos elementos de resposta, quando submetidos a tratamento estatístico
univariado e multivariado, permitiram identificar cinco grupos estratégicos:
Grupo I - Estratégia de
Liderança Global na Indústria, em Associação com Empresa estrangeira.
Grupo II - Estratégia de
Conquista de Mercado, com Preços Baixos.
Grupo III - Estratégia de
Conquista de Mercado, através da Modernização, Inovação e Desenvolvimento
Tecnológico.
Grupo IV - Estratégia de
Especialização.
Grupo V - Estratégia de
Presença no Mercado (Sobrevivência).
As estratégias desenvolvidas pelos diferentes
grupos encontram-se em consonância com os diferentes níveis de desempenho
atingidos pelas empresas que os compõem, sendo patente uma estrutura produtiva
heterogénea, maioritariamente não integrada.