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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Análise de Dados e Modelação em Ambiente
Código1020
Departamento/área responsávelDepartamento de Ambiente
Área cientificaAmbiente e Energia
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Paulo Gabriel Fernandes de Pinho
Sérgio Miguel Gomes Lopes
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 52 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
156

Objetivos / Competências

A unidade curricular de Análise de Dados e Modelação em Ambiente pretende dotar o estudante com conceitos base relacionados com análise de dados e modelação em ambiente; métodos de análise de dados e modelação em ambiente através da utilização de software informático de modelação.
O estudante deverá ficar capacitado para analisar dados recolhidos em vários compartimentos ambientais; utilizar software específico para investigar o comportamento de sistemas ambientais; retirar conclusões sobre a estrutura, comportamento e resultados de modelos.

Conteúdos programáticos resumidos

Generalidades sobre modelação: a modelação, sistema e modelo; modelação e holismo; tipos de modelos; vantagens e desvantagens da modelação; modelação em Engenharia do Ambiente; análise de sensibilidade dos modelos; validação dos modelos.
Modelação em Qualidade de Águas. Modelo simplificado de previsão dos impactes na qualidade de águas superficiais Utilizando o Microsoft Office Excel.
Modelação em ruído ambiente. Elaboração de um mapa de ruído utilizando o software comercial IMMI (Wölfel Meßsysteme - Software GmbH+Co.KG).
Análise de Dados de Qualidade do Ar e Dados Meteorológicos: tratamento de dados de qualidade do ar disponíveis no sítio da internet da Agência Portuguesa do Ambiente através da utilização do Microsoft Office Excel e do software WRPLOT View (Lakes Environmental Software).
Modelação em ambiente para a área de energia eólica. Utilização do software comercial WAsP.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia de ensino é centrada no trabalho do estudante. Ao estudante é exigida a realização de trabalhos/estudos que são efetuados parcialmente na aula com supervisão, sendo concluídos autonomamente pelo estudante. O docente está em permanência na sala de aula sugerindo estratégias para a realização dos trabalhos e esclarecendo dúvidas. O estudante realiza trabalhos em grupo e trabalhos individuais. Durante as aulas são também expostos temas teóricos pelo docente e discutidos com os alunos. A avaliação é realizada através dos trabalhos práticos (com um peso de 75%) e do exame (com um peso de 25%). A classificação final é obtida através de uma média ponderada das duas componentes. O estudante para ter aprovação tem de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores, em cada componente.

Bibliografia resumida

Agência Portuguesa do Ambiente (2011). Directrizes para Elaboração de Mapas de Ruído. Agência Portuguesa do Ambiente. Amadora.
Getting Started with WAsP 8, Risø DTU National Laboratory for Sustainable Energy. Denmark
Instituto do Ambiente (2004). Projecto-piloto de demonstração de mapas de ruído – escalas municipal e urbana. Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.
Instituto do Ambiente (2007). Directrizes para Elaboração de Mapas de Ruído. Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.
NP 4361 (2001). Acústica. Atenuação do som na sua propagação ao ar livre. Parte 2: Método Geral de cálculo.
XP S 31-133 (2001).Acoustique – Bruit des infrastructures de transports terrestres – Calcul de l'atténuation du son lors de sa propagation en milieu extérieur, incluant les effets météorologiques.

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