Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Março 2020 »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Riscos Naturais e Tecnológicos
Código1022
Departamento/área responsávelEnvironmental Department
Área cientificaCiências da Terra, Ambiente e Energia
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Luís Manuel Fernandes Simões
Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de Almeida
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 52 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
156

Objetivos / Competências

Compreensão dos conceitos de ocorrência perigosa, de perigosidade, de susceptibilidade, de vulnerabilidade, de risco natural e de risco tecnológico. Abordagem das metodologias mais comuns de análise e de avaliação de risco. Caracterização dos diversos riscos, ajustando a sua profundidade de tratamento, à respectiva relevância a diferentes escalas territoriais.
Após a unidade curricular, os estudantes deverão: reconhecer e caracterizar os diversos tipos de riscos, quer de origem natural, quer tecnológica; compreender os conceitos de perigosidade de uma ocorrência, vulnerabilidade e susceptibilidade nas vertentes territorial, social e económica; conhecer a estrutura do Sistema Nacional de Protecção Civil e a forma como nele se articula a previsão, a prevenção, a resposta às emergências e a mitigação das consequências; aplicar as metodologias de análise e de avaliação do risco mais utilizadas e contribuir para a elaboração de planos de contingência e de emergência.

Conteúdos programáticos resumidos

Parte 1: Introdução. Riscos associados ao sistema geológico; riscos associados ao sistema hídrico fluvial; riscos associados ao sistema hídrico costeiro; riscos associados aos fenómenos climáticos; riscos naturais atmosféricos. Parte 2: Riscos associados aos incêndios florestais. Parte 3: Riscos tecnológicos.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Método expositivo com recurso a diapositivos, modelos à escala, animações computorizadas e vídeos. Análise e resolução de problemas teórico-práticos evocados por situações reais e hipotéticas. Trabalho de grupo, elaboração e apresentação de relatórios síntese. Visitas e trabalhos de campo. Recurso a sistemas de informação da Biblioteca da ESTGV; recurso à Internet à bibliografia adoptada; a bases de dados e software SIG; recurso a cartografia temática. A classificação à Parte 1 vale 50%, à Parte 2 vale 25% e à Parte 3 vale 25% da classificação final. A avaliação a cada parte pode ser feita através de prova escrita com classificação mínima e ou de trabalho(s). O procedimento é estabelecido pelo respectivo docente, o qual fixa a ponderação para cada uma das referidas componentes na classificação final à sua parte. A não entrega de qualquer trabalho obrigatório até à data limite única indicada pelo docente, implica não admissão a exame (qualquer época).

Bibliografia resumida

Bibliografia específica relativa à análise, avaliação e gestão do risco e aos riscos naturais.
Almeida, A. B. (2011), Gestão da Água, Incertezas e Riscos (Cap. 1, 2, 3), pag. 17 - 125. Ed. Esfera do Caos.
ISDR - United Nations International Strategy for Disaster Reduction (2004) – Living with Risk. A global review of disaster reduction initiatives. United Nations, Geneve.
Simões, L. M .F. et al. (2007), Concentração de Radão em Espaços Interiores da Área de Viseu, 9ª Conferência Nacional do Ambiente, Vol 3, p.935-942
Simões, L. M. F. (2012), Gestão do Risco e Riscos Naturais, Conceitos, Análises e Sínteses - Notas de leitura coligidas para apoio à unidade curricular de Riscos Naturais e Tecnológicos (módulo de riscos naturais).
Bibliografia acerca de combustíveis e incêndios florestais.
Forest fires: behavior and ecological effects. Ed. Edward A. Johnson and Kiyoko Miyanishi, ISBN: 978-0-12-386660-8, Academic Press
Bibliografia acerca de riscos tecnológicos.

Oferta Formativa

Candidaturas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior