Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Outubro 2021 »
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Riscos Naturais e Tecnológicos
Código1022
Departamento/área responsávelDepartamento de Ambiente
Área cientificaAmbiente e Energia, Ciências da Terra
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Luís Manuel Fernandes Simões
Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de Almeida
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 52 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
156

Objetivos / Competências

Compreensão dos conceitos de ocorrência perigosa, de perigosidade, de susceptibilidade, de vulnerabilidade, de risco natural e de risco tecnológico. Abordagem das metodologias mais comuns de análise e de avaliação de risco. Caracterização dos diversos riscos, ajustando a sua profundidade de tratamento, à respectiva relevância a diferentes escalas territoriais.
Após a unidade curricular, os estudantes deverão: reconhecer e caracterizar os diversos tipos de riscos, quer de origem natural, quer tecnológica; compreender os conceitos de perigosidade de uma ocorrência, vulnerabilidade e susceptibilidade nas vertentes territorial, social e económica; conhecer a estrutura do Sistema Nacional de Protecção Civil e a forma como nele se articula a previsão, a prevenção, a resposta às emergências e a mitigação das consequências; aplicar as metodologias de análise e de avaliação do risco mais utilizadas e contribuir para a elaboração de planos de contingência e de emergência.

Conteúdos programáticos resumidos

Parte 1: Introdução. Riscos associados ao sistema geológico; riscos associados ao sistema hídrico fluvial; riscos associados ao sistema hídrico costeiro; riscos associados aos fenómenos climáticos; riscos naturais atmosféricos. Parte 2: Riscos associados aos incêndios florestais. Parte 3: Riscos tecnológicos.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Método expositivo com recurso a diapositivos, modelos à escala, animações computorizadas e vídeos. Análise e resolução de problemas teórico-práticos evocados por situações reais e hipotéticas. Trabalho de grupo, elaboração e apresentação de relatórios síntese. Visitas e trabalhos de campo. Recurso a sistemas de informação da Biblioteca da ESTGV; recurso à Internet à bibliografia adoptada; a bases de dados e software SIG; recurso a cartografia temática. A classificação à Parte 1 vale 50%, à Parte 2 vale 25% e à Parte 3 vale 25% da classificação final. A avaliação a cada parte pode ser feita através de prova escrita com classificação mínima e ou de trabalho(s). O procedimento é estabelecido pelo respectivo docente, o qual fixa a ponderação para cada uma das referidas componentes na classificação final à sua parte. A não entrega de qualquer trabalho obrigatório até à data limite única indicada pelo docente, implica não admissão a exame (qualquer época).

Bibliografia resumida

Bibliografia específica relativa à análise, avaliação e gestão do risco e aos riscos naturais.
Almeida, A. B. (2011), Gestão da Água, Incertezas e Riscos (Cap. 1, 2, 3), pag. 17 - 125. Ed. Esfera do Caos.
ISDR - United Nations International Strategy for Disaster Reduction (2004) – Living with Risk. A global review of disaster reduction initiatives. United Nations, Geneve.
Simões, L. M .F. et al. (2007), Concentração de Radão em Espaços Interiores da Área de Viseu, 9ª Conferência Nacional do Ambiente, Vol 3, p.935-942
Simões, L. M. F. (2012), Gestão do Risco e Riscos Naturais, Conceitos, Análises e Sínteses - Notas de leitura coligidas para apoio à unidade curricular de Riscos Naturais e Tecnológicos (módulo de riscos naturais).
Bibliografia acerca de combustíveis e incêndios florestais.
Forest fires: behavior and ecological effects. Ed. Edward A. Johnson and Kiyoko Miyanishi, ISBN: 978-0-12-386660-8, Academic Press
Bibliografia acerca de riscos tecnológicos.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior