Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Outubro 2021 »
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Avaliação de Impacte Ambiental
Código1025
Departamento/área responsávelDepartamento de Ambiente
Área cientificaAmbiente e Energia
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Sérgio Miguel Gomes Lopes
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 52 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
156

Objetivos / Competências

Conhecimento do regime de avaliação de impacte ambiental. Aplicar metodologias de forma a obter uma informação integrada dos possíveis efeitos diretos e indiretos sobre o ambiente natural e social de projetos. Prever a execução de medidas destinadas a evitar, minimizar e compensar impactes ambientais resultantes de projetos, de modo a auxiliar a adopção de decisões ambientalmente sustentáveis. Aplicar metodologias de forma a avaliar os possíveis impactes ambientais significativos decorrentes da execução dos projetos, através da instituição de uma pós-avaliação dos efeitos desses projetos no ambiente, com vista a garantir a eficácia das medidas destinadas a evitar, minimizar ou compensar os impactes previstos.

Conteúdos programáticos resumidos

Introdução à Avaliação de Impacte Ambiental (AIA): Origem e evolução histórica; A AIA em Portugal. Objectivos, conceitos e definições sobre a AIA. Regime Legal de AIA. Fases do processo de AIA (objetivos; normas técnicas e análise de casos reais): Seleção de projetos; Proposta de Definição do Âmbito (PDA); Elaboração de Estudos de Impacte Ambiental (EIA); Elaboração de Resumos Não Técnicos (RNT). Apreciação Técnica de EIA; Participação Pública ; Declaração de Impacte Ambiental (DIA); Pós – Avaliação.
Impactes Ambientais e Boas Práticas Ambientais em Obras de Construção e Acompanhamento Ambiental de Obras de Construção.
Metodologias de Análise de Impactes para os fatores ambientais: Ambiente Sonoro; Recursos Hídricos; Qualidade do Ar.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia de ensino é centrada no trabalho do estudante. Ao estudante é exigida a realização de trabalhos/estudos que são efetuados parcialmente na aula com supervisão, sendo concluídos autonomamente pelo estudante. O docente está em permanência na sala de aula sugerindo estratégias para a realização dos trabalhos e esclarecendo dúvidas. O estudante realiza trabalhos em grupo e trabalhos individuais. Durante as aulas são também expostos temas teóricos pelo docente e discutidos com os alunos. A avaliação é realizada através dos trabalhos práticos (com um peso de 80%) e do exame escrito (com um peso de 20%). A classificação final é obtida através de uma média ponderada das duas componentes. O estudante para ter aprovação tem de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores, em cada componente.

Bibliografia resumida

Coelho J.L.B., Ferreira A.J. Critérios para análise de relações exposição-impacte do ruído de infra-estruturas de transporte, Centro de Análise e Processamento de Sinais do Instituto Superior Técnico. 2009.
Partidário M.R., Pinho P. Guia de Apoio ao Novo Regime de Avaliação de Impacte Ambiental. Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território. 2000.
Partidário M.R. Guia de Boas Práticas para Avaliação Ambiental Estratégica – orientações metodológicas. Agência Portuguesa do Ambiente. 2007.
UNEP. Environmental Impact Assessment Training Resource Manual. Second Edition. 2002.
Guias para Apreciação Técnica de Estudos de Impacte Ambiental.Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional. CCDRLVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. (vários)
Notas Técnicas da Agência Portuguesa do Ambiente. (várias).

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior