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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Sistemas de Automação
Código1062
Departamento/área responsávelDepartamento de Engenharia Electrotécnica
Área cientificaAutomação
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Miguel Francisco Martins de Lima
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 - 26 - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
133

Objetivos / Competências

Objectivos:

Pretende-se dotar o aluno com conhecimentos acerca da supervisão de processos industriais. Serão estudadas ferramentas de modelação dos sistemas de automação que permitirão optimizar estes sistemas. Adicionalmente serão abordadas técnicas da inteligência artificial utilizadas no domínio da automação. Serão também estudados os aspectos das avarias e da manutenção dos sistemas de automação.

Competências a adquirir:

- Conhecimento dos componentes da cadeia de supervisão.
- Capacidade para analisar, optimizar e integrar sistemas de automação industriais.
- Aplicar técnicas de inteligência artificial à automação.
- Conhecer e aplicar técnicas de inspecção dos equipamentos.
- Capacidade para conceber e realizar planos de manutenção.

Conteúdos programáticos resumidos

1.Supervisão de processos industriais
Métodos de supervisão e controlo
HMI
Ferramentas SCADA
Tecnologia OPC
Deteção de falhas
2.Modelação de sistemas de automação
Revisões de Grafcet
Redes de Petri
Relação entre as redes de Petri e o Grafcet
3.Métodos de Inteligência artificial
Sistemas periciais: conceitos básicos, estrutura e Aplicações
Lógica Fuzzy: conceitos básicos e terminologia
Sistemas de inferência Fuzzy
Tipos de controladores Fuzzy e aplicações
Redes neuronais: Conceitos básicos e aplicações
4.Manutenção
Ciclo de vida do projeto: implementação, operação e desativação
Modelos de manutenção e a função custo
Fiabilidade e disponibilidade
Taxa de avarias e função de risco, probabilidades e fiabilidade, modelos estatísticos, distribuições mais comuns de fiabilidade, análise de risco
Sistemas redundantes e fiabilidade de conjuntos
5.Técnicas de inspeção: análise de vibrações, termografia por infravermelhos e outras técnicas

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Metodologias: M1 - Aulas teóricas – método expositivo com utilização do projetor de vídeo e quadro. M2 - Aulas práticas - os alunos são convidados a resolver alguns problemas práticos formulados pelo docente. Parte destas aulas será dedicada à execução/acompanhamento de um trabalho prático diferente para cada grupo de trabalho e que constitui parte da avaliação final. M3 Os trabalhos realizados pelos alunos permitem consolidar conhecimentos sobre os assuntos das aulas teóricas. M4 No final do semestre todos os grupos apresentam o trabalho, de forma que todos os alunos tenham uma visão dos trabalhos diferentes realizados. A avaliação dos alunos terá três componentes: - prova escrita - 50% - trabalho prático - 40% - assistência e participação nas aulas - 10% Em cada componente da avaliação o aluno terá de ter nota mínima de 9,5 valores numa escala 0-20. O aluno será aprovado se obtiver uma classificação final superior a 9,5 valores.

Bibliografia resumida

- Practical SCADA for Industry, David Bailey, Edwin Wright, Elsevier, 2003.
- Practical Modern SCADA Protocols, Gordon Clarke, Deon Reynders, Edwin Wright, Elsevier, 2004
- Computer Integrated Manufacturing and Engineering, U. Rembold, B.O. Nnaji, A. Storr, Addison-Wesley, 1993.
- Técnicas de Automação, J. R. Caldas Pinto, Lidel-edições técnicas, 2004.
- Fuzzy Control, Kevin Passino, Stephen Yurkovich, Addison-Wesley, 1998.
- Manutenção centrada na fiabilidade, Rui Assis, Lidel, 1997
- Souris, J.P., Manutenção Industrial – Custo ou Benefício?, LIDEL – Edições Técnica,
1992
- Teacher-prepared notes

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