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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Física Geral
Código11
Departamento/área responsávelEnvironmental Department
Área cientificaCiências de Base
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Edmundo Manuel Tavares Marques
José Carlos Marques Martins
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 52 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Tratando-se de uma disciplina básica e fundamental na formação tecnológica dos alunos nos mais variados campos da engenharia propõe-se um aprofundamento e aprendizagem de conceitos básicos para a compreensão dos mecanismos, regras e leis pelas quais se regem os fenómenos naturais.
Pretende-se que o aluno cultive a maleabilidade de raciocínio servindo-se dos conhecimentos que vai adquirindo, entendendo-os como um conjunto de ferramentas que o ajudarão a reestruturar o seu campo perceptivo, quando a tal for solicitado.

Conteúdos programáticos resumidos

1 – Fundamentos de Mecânica Física
2 – Mecânica ondulatória
3 – Óptica e Fenómenos ondulatórios
4 – Radioactividade
5 – Campo eléctrico. Fundamentos de Electricidade

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Metodologia de ensino e aprendizagem: Sem pretender implementar um método de ensino com vertente dedutiva acentuada, o aluno deve mostrar alguma capacidade de dedução lógica, partindo de premissas claras e bem definidas. Na componente teórica, no ensino das matérias desta unidade curricular, utiliza-se um método expositivo com recurso a modelos físicos existentes no Laboratório de Física. Com recurso a equipamento de medida e análise são verificadas algumas leis da Física clássica. Na componente teórico-prática é proposto aos alunos a realização de trabalhos sobre os diferentes assuntos desta unidade curricular. Cada trabalho é precedido de exposição introdutória que orienta os alunos para os objectivos pretendidos Critérios de avaliação Avaliação contínua através de pequenos testes ou trabalhos onde o aluno deverá ter classificação total mínima de 10 num máximo de 20 valores. Um exame final com informação mínima de suficiente (10 valores em 20)

Bibliografia resumida

EISBERG, ROBERT M.; LENER, LAWRENCE S. - Física : Fundamentos e aplicações Publicação: São Paulo : McGraw-Hill, cop. 1983 Descrição: 4 vol.: ll [53 EIS]

FISHBANE, GASIOROWICZ, THORNTON - Physics for scientists and Engineers Publicação: New Jersey : 3rd ed. Prentice Hall Upper Saddle River, cop.2005 [53 FIS ]

MARCELO ALONSO, EDWARD J. FINN - Física: um curso universitário - Alonso & Fin - Volume 1 Publicação: São Paulo : Edward Blucher, 1972 [53 ALO FIS] (2)

MCLEAN, W.G., NELSON E.W. - Mecânica - Colecção Schaum, Publicação: Sao Paulo : Mcgraw-Hill, 1972. [531 MCL - Dep.]

EWETT, John W. Physics: for scientists and engineers with modern physics/ John W. Jewett, Raymond A. Serway . - 4ª ed. . - Belmont: Thomson, cop. 2008 –[ 53 JEW]

SERWAY, Raymond A. Physics for scientists and engineers: with modern physics/ Raymond A. Serway, John W. Jewett . - 6th ed . - Belmont: Thomson, 2004 – [53 SER]

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