Objetivos / Competências
-Identificar os fatores da atmosfera interior que influenciam o conforto e saúde.
-Escolher as ações para melhorar as condições de conforto e qualidade do ar, adequadas a cada caso.
-Avaliar as trocas energéticas envolvidas no condicionamento do ar.
-Identificar as características e princípio de funcionamento dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
-Utilizar a terminologia, interpretar, identificar e descrever os equipamentos e processos de construção/instalação correntes utilizados.
-Verificar, diagnosticar e reparar os diferentes sistemas.
Conteúdos programáticos resumidos
-Noções de climatização, conforto e saúde: conforto térmico e qualidade do ar interior.
-Misturas gasosas: ar seco e vapor de água.
-Psicrometria: processos de condicionamento do ar.
-Sistemas de aquecimento: tipos de caldeiras, bombas de calor, princípio de funcionamento e componentes.
-Aquecimento por água quente; por vapor; por ar quente e elétrico.
-Sistemas de arrefecimento: máquinas frigoríficas, chillers, sistemas de ar condicionado, princípio de funcionamento e componentes.
-Unidades centrais de tratamento de ar: Unizona, Multizona.
-Unidades terminais de tratamento de ar: Ventiloconvectores; Injectoconvectores.
-Sistemas de regulação, controlo e segurança.
-Condutas de ar: dimensionamento, componentes, ventiladores.
-Manutenção, diagnóstico e reparação dos diferentes sistemas.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
As horas de aula serão dedicadas à aquisição de novos conhecimentos, fundamentando-os nos já adquiridos, e com referência directa às respectivas aplicações. As horas de trabalho autónomo serão orientadas para a resolução de problemas propostos, visando novas situações, para promover a autonomia do aluno. Os alunos realizarão, em grupo e com acompanhamento do professor, trabalhos práticos de que farão um relatório a apresentar/discutir, desenvolvendo e aplicando as competências de comunicação oral e escrita de integração em equipas de trabalho.
-Provas de avaliação: Exame normal e Exame de Recurso.
-Trabalhos práticos: Realização de trabalhos práticos.
-Qualidade de participação: Avaliação contínua em aula + assiduidade (mínimo de 75%)
-Classificação final: Os trabalhos têm um peso de 40%, os exames têm um peso de 50%,
qualidade de participação 10%.
-Nota mínima: nota mínima, nos exames e no trabalho prático é de 9,5 valores.
Bibliografia resumida
-Yunus A. Çengel, Michael A. Boles; “Termodinâmica”; McGrawHill International Editions cota: 536.7 CEN
-Documentação fornecida pelos docentes.
-La psicometría, Ángel Luis Miranda Barreras, Barcelona: Ediciones Ceac, 1996 cota: N012112
-Ângel Luis Miranda, Técnicas de Climatización 2ªEd, Marcombo, S.A
-Ângel Luis Miranda Técnicas de Calefacción 2ªEd, Marcombo, S.A
-Roy J. Dossat Princípios de Refrigeração – Hermus Livrarias 2004
-Luís Roriz Climatização – concepção, instalação e condução de sistemas 2ªEd Ed. Orion (2007)
-D. Althouse, et al Modern Refrigeration and Air Conditioning ed Goodheart Willcox (2003)