Objetivos / Competências
Recordando alguns fundamentos da Estatística, pretende-se desenvolver no aluno uma compreensão intuitiva da estatística e do raciocínio estatístico, que lhe permita, perante um problema, saber qual ou quais as ferramentas estatísticas a aplicar e, se necessário, investigar técnicas probabilísticas e estatísticas que o ajudem a resolver o problema.
Pretende-se também que o aluno adquira a capacidade de representar adequadamente e sumariamente um conjunto de dados, calcule medidas estatísticas e que seja capaz de usar adequadamente técnicas de inferência estatística (com auxilio de programas estatísticos - SPSS e outros softwares). Com a preparação adquirida, o aluno deve ser capaz de aprofundar o conhecimento nesta área para poder responder com facilidade às necessidades de uma atividade profissional que requeira a utilização dos métodos estatísticos.
Conteúdos programáticos resumidos
Estatística Descritiva: conceitos fundamentais; escalas de medida; frequências; representação tabular e gráfica; medidas de posição e de dispersão.
Distribuições de Probabilidade (variáveis aleatórias contínuas e discretas, principais distribuições de probabilidade)
Estimação Pontual e Intervalar para a média, variância, proporção, diferença entre médias e entre proporções.
Testes de Hipóteses Paramétricos e Não Paramétricos: testes para uma amostra e testes para duas amostras independentes.
Análise de Variância a um fator, testes de comparação múltipla.
Análise de regressão linear: método dos mínimos quadrados; qualidade de ajustamento; testes à significância dos parâmetros e global do modelo.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nesta unidade curricular é adotado o modelo expositivo onde são explicados os fundamentos teóricos dos métodos em estudo. O modelo expositivo é complementado com uma forte vertente prática onde os alunos são convidados a resolver uma série de exercícios tipo sobre a matéria. Durante as aulas é dada oportunidade ao aluno de tirar dúvidas, sendo também incentivado a participar respondendo às questões colocadas pelo docente.
A época normal de avaliação será feita ou por Avaliação Contínua (constituída por 2 trabalhos de grupo e 2 testes intercalares sujeitos a uma nota mínima de 7 valores) ou por Prova Escrita a realizar na época de exames. Nas restantes épocas a avaliação é feita através de uma prova escrita.
Uma classificação final superior a 17 valores terá de ser defendida em prova oral.
O exame poderá contemplar uma prova adicional oral para os alunos que tenham obtido na prova escrita uma classificação entre 8 e 9.4 valores.
Bibliografia resumida
[1] Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (2010). Estatística (Edição Revista), Verlag Dashofer. [cota: ESTGV 519.2 GUI]
[2] Henriques, C.. Apontamentos de Probabilidades e Estatística. ESTV, Publicação do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia de Viseu e da ADIV. [cota: ESTGV 519.2 HEN]
[3] Maroco, J (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics, Report Number. [cota: ESTGV 519.2 MAR]
[4] Montgomery, Douglas C. e Runger, George C. (1994). Applied Statistics and probability for Engineers. Jonh Wiley & Sons, Inc..[cota: ESTGV 519.2 MON]
[5] Pedrosa, A. C. e Gama, S. M. A. (2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora. [cota: ESTGV: 519.2 PED]
[6] Pereira, A (2011). SPSS – Guia Prático de Utilização – Análise de Dados para as Ciências Sociais e Psicologia, Edições Silabo. [cota: ESTGV: 519.2 PER]
[7] Conjunto de slides produzidos por docentes de Estatística da ESTGV e disponibilizados na plataforma moodle.