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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Economia
Código1366
Departamento/área responsávelMechanical Engineering and Industrial Management Department
Área cientificaCiências de Base
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Margarida Alexandra Lopes Vicente
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
159

Objetivos / Competências

A unidade curricular de Economia tem como objetivo dotar os estudantes das competências básicas no domínio da economia.
Inicialmente, introduzem-se os conceitos que permitem compreender a lógica do comportamento das unidades económicas elementares (consumo e produção) e a sua ação no processo de formação dos preços e organização dos mercados. De seguida, apresentam-se as variáveis e os instrumentos macroeconómicos que possibilitam conhecer a realidade económica portuguesa num contexto global, marcado por interdependências.
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Entender que o conhecimento das atuais teorias económicas é importante não só para os economistas, mas também para outros profissionais, nomeadamente da área da gestão industrial;
- Distinguir diferentes situações económicas e analisá-las com um espírito crítico;
- Desenvolver um pensamento independente e informado.

Conteúdos programáticos resumidos

1- CONCEITOS CENTRAIS DA ECONOMIA
2- ELEMENTOS BÁSICOS DA PROCURA E DA OFERTA
3- PROCURA E OFERTA: ELASTICIDADE E APLICAÇÕES
4- PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
5- ANÁLISE DE CUSTOS
6- ANÁLISE DE MERCADOS
7- PANORÂMICA DA MACROECONOMIA
8- MEDIDA DA ATIVIDADE ECONÓMICA

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Nas aulas teóricas faz-se a exposição das matérias constantes do conteúdo programático. Nas aulas teórico-práticas, concretizam-se e consolidam-se os ensinamentos transmitidos nas aulas teóricas, procurando-se que os alunos participem de forma efetiva e empenhada na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas. A avaliação da aprendizagem é feita de acordo com as regras seguintes: 1) Época normal Classificação final da Avaliação Contínua = 15% Atitude + 85% Exame Final A submissão à época normal implica que os alunos (não trabalhadores-estudantes) cumpram uma presença efetiva de pelo menos 75% do total de aulas leccionadas. Para os alunos trabalhadores-estudantes o exame final tem um peso de 100%. 2) Época de recurso Classificação final = 15% Atitude + 85% Exame Final Para os alunos que não cumpriram o requisito de presenças, o exame final tem um peso de 100%. Para os alunos trabalhadores-estudantes o exame final tem um peso de 100%.

Bibliografia resumida

Principal obra recomendada:
- Samuelson, P. A., & Nordhaus, W. D. (2011). Economia (19ª edição). Lisboa: McGraw-Hill Cota: 330 SAM

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