Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Outubro 2020 »
D S T Q Q S S
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Gestão Comercial e da Produção
Código1403
Departamento/área responsávelWood Engineering Department
Área de educação e formação345 - Gestão e Administração, 0 - Gestão e Administração
Componente de formaçãoComponente de Formação Geral e Científica
ECTS4
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Jorge Manuel Santos Silva Martins
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
39 - 67
Tempo total de trabalho (horas) 106

Objetivos / Competências

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes capacidades científicas ou competências profissionais: Reconhecer as responsabilidades e principais atividades da Gestão Comercial e da Gestão da Produção; Compreender as políticas de marketing (mercado, produto, preços, distribuição e comunicação); Saber elaborar uma previsão de vendas/produção, um programa de produção e o sequenciamento das operações de fabrico; Planear as necessidades de recursos materiais.

Conteúdos programáticos resumidos

A função comercial – a emergência do marketing As políticas de marketing: política de mercado; política de produto; política de preços; política de distribuição; política de comunicação;Sistema ProdutivoPlaneamento e Controlo da Produção (P.C.P.) - Objectivo, do (P.C.P.), Responsabilidades do (P.C.P.), Principais Actividades do(P.C.P.), Características do Processo de Fabrico, Causas mais Comuns da Ineficácia do Controlo da Produção, Esqueleto de um Sistema de Controlo da Produção, Planeamento da Produção - Preparação do Programa de Produção, Implementação do Programa de Produção, Sequenciamento; Planeamento de Recursos de Fabrico (MRP2).Just-In-Time.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Dadas as características desta unidade curricular a metodologia de ensino a utilizar recorrerá a aulas de exposição complementadas com a apresentação de case-studies. A avaliação será realizada de acordo com os procedimentos em vigor (regulamento pedagógico), será mista e baseada em três componentes avaliação continua (participação nas aulas), prova escrita (avaliação final) e trabalho prático (case-study).

Bibliografia resumida

- Caetano J., Rasquilha L. (2010). Gestão de marketing. Escolar Editora, Lisboa.- Kotler P., Armstrong G. (2008). Principles of marketing. Prentice Hall, New Jersey.- Reis F. (2008). Gestão da Produção e Operações. Universidade Aberta.- Chase, R. B. e Aquilano, N. J. (2006). Administração da Produção e Operações, Mc Graw Hill, São Paulo.- Courtois A., et al. (2006). Gestão da Produção. 5ª Edição, Lidel - Edições Técnicas Limitada, Lisboa.- Baranger et al., 1990. Gestão – as funções da empresa. Edições Sílabo, Lda, Lisboa.- Duret D. e Pillet M. (2009); Qualidade na Produção - da ISO 9000 aos 6 Sigma, Lidel

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas CNA

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior