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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Energias Renováveis II - Solar Térmica e Bioenergia
Código1446
Departamento/área responsávelElectrical Engineering Department
Área de educação e formação522 - Eletricidade e Energia
Componente de formaçãoFormação Técnica
ECTS4.5
Ano curricular2
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Octávio Nuno Chaves Freitas Cardoso
Jorge Manuel de Almeida Martins
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
52 32,5 67
Tempo total de trabalho (horas) 119

Objetivos / Competências

-Identificar as características e princípio de funcionamento dos diferentes tipos de sistemas solares térmicos.
-Dimensionar sistemas solares térmicos e selecionar os respetivos equipamentos.
-Planear e realizar a sua instalação e manutenção.
-Identificar as propriedades, vantagens/desvantagens e aplicações dos diversos biocombustíveis.
-Identificar as características e princípio de funcionamento dos equipamentos adequados à sua utilização.
-Selecionar equipamentos, planear e realizar a sua instalação e manutenção.

Conteúdos programáticos resumidos

-Energia Solar
Radiação solar;
Aproveitamento da energia solar;
Sistemas solarem, tipos de coletores;
Tecnologia de sistemas solares térmicos;
Projeto de um sistema solar térmico e SOLTERM;
Manutenção e conservação de um sistema solar térmico.
-Bioenergia
O Potencial
Tipos e fontes de biomassa
Tipos de fontes de bioenergia
Características da qualidade das fontes de biomassa
Produtos de biomassa sólida,biocombustíveis líquidos e biocombustíveis gasosos
Biocombustíveis Líquidos a Partir de Matérias Primas Renováveis
As vantagens dos biocombustíveis
Processo para a produção de biocombustíveis líquidos a partir da biomassa
Custos dos biocombustíveis líquidos
Utilização de biocombustíveis líquidos em fontes móveis
Sistemas de Combustão de Pequenas Dimensões
Medição detalhada do output máximo de calor
Tipos de sistemas
Escolha de sistemas de combustão de pequenas dimensões para aquecimento de edifícios
Equipamento de segurança para sistemas de aquecimento
Armazenamento

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

1. Qualidade da Participação: 10% da nota final Os alunos que não beneficiem de nenhum estatuto especial, terão que frequentar 75% das aulas leccionadas; o não cumprimento deste requisito implica a reprovação à unidade curricular. 2. Trabalhos práticos: 60% da nota final 2.1. Os alunos inscritos na disciplina têm obrigatoriamente de fazer todos os trabalhos práticos. 3. Avaliação individual: 30% da nota final 4. Classificação final: Média (ponderada) das três componentes da avaliação, condicionada pelo requisito de 75% de presenças. Os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante que não preencham o requisito da assiduidade mínima de 75% das aulas leccionadas, ficarão sujeitos ao seguinte regime de avaliação: 1. Trabalhos práticos: 70% da nota final 2. Avaliação individual: 30% da nota final 3. Classificação final: Média (ponderada) das duas componentes da avaliação.

Bibliografia resumida

Moita, F.: “Energia Solar Passiva”, DGE, 1985;
-Lebeña, E. P. e Costa, J.C.: “Curso de Instaladores de Equipamentos Solares Térmicos Conversão Térmica de Energia Solar”,SPES e INETI, 2006;
-“Guia para Instaladores de Colectores Solares Aquecimento de Água com Garantia de Qualidade”, DGGE / IPAQSpP,
-“Solar Térmico Manual sobre Tecnologias, Projecto e Instalação”, Altener, 2004
-"Bioenergia manual sobre tecnologias, projecto e instalação", Altener, 2004
-"Manuales sobre energía renovable: Biomasa" 1 ed. San José, C.R. :Biomass Users Network (BUNCA), 2002.
-Bent Sørensen, “Renewable Energy Physics, Engineering, Environmental Impacts, Economics & Planning”, Elsevier, 2011.

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