| |
| Ano Letivo |
201920 |
Unidade Curricular |
Seminário |
| Código | 153 |
| Departamento/área responsável | Mechanical Engineering and Industrial Management Department |
| Área cientifica | Gestão Industrial, Energia, Tecnologias e Construções Mecânicas |
| ECTS | 5 |
| Ano curricular | 1 |
| Semestre curricular | 1º Semestre |
| Regime de frequência | Obrigatório |
| Docentes | Luís Manuel Gonçalves Paiva
|
| Frequência como disciplina isolada? | Não |
| Horas de contacto |
| T |
TP |
PL |
TC |
S |
E |
OT |
O |
| 13 |
19,5 |
19,5 |
- |
- |
- |
- |
- |
| T - Teórico; TP - Teórico-Prático; PL - Prática e Laboratorial; TC - Trabalho de Campo; S - Seminário; E - Estágio; OT - Orientação Tutória; O - Outras;
|
|
| Tempo total de trabalho (horas) |
|
Objetivos / Competências
Orientação opcional. Atualização de conhecimentos base.
No âmbito da aquisição e aprofundamento de conhecimentos técnico-científicos na área da
Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, o conteúdo curricular do Seminário, quando constituído por diferentes módulos dirigidos às áreas da Energia, das Tecnologias e Construções Mecânicas, da Gestão Industrial e dos Sistemas, pretende explorar a capacidade de um tipo de ensino proactivo, manifestamente, dirigido às características do sector empresarial em geral, e às empresas de cariz regional, em particular.
Conteúdos programáticos resumidos
Perfis de formação, exercício de profissão e opções. Técnicas avançadas em energia, construções mecânicas e gestão industrial. Os módulos que constituem o Seminário, procuram através da participação de profissionais de reconhecido mérito nas diferentes áreas, a exposição e transmissão de temas/ ou assuntos, eminentemente técnicos ou científicos que, com recurso à utilização simultânea de meios computacionais e de transmissão de informação, permitir alcançar “vantagens competitivas” suportadas na dinamização das estruturas organizacionais- pessoas, equipamentos, materiais, tecnologias, informação e energia-, mas, também, melhorar a gestão dos sistemas produtivos e a utilização generalizada de sistemas de informação e controlo, alcançando deste modo, uma necessária interpenetração das componentes tecnológicas e de gestão nas tomadas de decisão.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Os conferencistas farão exposições com recurso a projeção de diapositivos e gravações vídeo e áudio, seguindo-se um período alargado de perguntas e respostas.
Previamente, os mestrandos têm conhecimento de que no final do semestre serão sorteados os temas que serão objeto dos seminários. A partir de cada tema, cada mestrando será obrigado a elaborar um poster elaborado de acordo com um template previamente fornecido. O Poster e uma apresentação multimédia no final do semestre, constituirão a base da avaliação a atribuir.
Bibliografia resumida
A indicar pelos Conferencistas.