Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Dezembro 2019 »
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Estratégia Empresarial
Código154
Departamento/área responsávelMechanical Engineering and Industrial Management Department
Área cientificaGestão Industrial
ECTS6
Ano curricular3
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes António Mário da Silva Rodrigues
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
159

Objetivos / Competências

1)Compreender o âmbito da Gestão Estratégica, situando-a em relação à Gestão Corrente de uma organização;
2)Compreender a importância da contínua adaptação das organizações à realidade contextual em que se inserem, procurando sempre, por outro lado, aproveitar as possibilidades de interação com essa mesma realidade;
3)Desenvolver conhecimentos técnicos e científicos sobre o processo de Planeamento Estratégico;
4)Desenvolver capacidades de pesquisa bibliográfica (e outras), trabalho em grupo e apresentação oral e escrita;
5)Executar todas as principais etapas de um processo de análise estratégica, recorrendo a técnicas e instrumentos conhecidos, adaptando-os às necessidades concretas da organização em causa;
6)Contribuir para a elaboração de um plano estratégico de uma organização;

Conteúdos programáticos resumidos

1.A Estratégia empresarial (conceitos e metodologia de abordagem)
1.1.Natureza específica da estratégia empresarial;
1.2.Conceito de estratégia;
1.3.Níveis de estratégia;
1.4.Pensamento estratégico e planeamento estratégico
1.5.Gestão estratégica e planeamento estratégico
1.6.Gestão estratégica e gestão corrente;
1.7.Modelo de gestão estratégica.
2.Análise estratégica
2.1.A análise externa:
2.2.A análise de grupos estratégicos;
2.3.A análise interna:
2.4.Adequação estratégica;
2.5.Análise SWOT
2.6.Instrumentos complementares de análise
3.Formulação e conteúdo da Estratégia:
3.1.Visão e Missão
3.2.Objetivos estratégicos
3.3.Estratégia:
3.4.Sistemas de planeamento;
3.5.As funções do planeamento;
3.6.Modelo de plano estratégico
4.Implementação da Estratégia:
4.1.Aspetos processuais
4.2.Estratégia e estrutura organizativa
4.3.Política de gestão e meios de comunicação:

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Nas aulas teóricas são expostos os conceitos e apresentadas as metodologias a utilizar no desenvolvimento de cada ponto programático. Nas exposições recorre-se a exemplos ilustrativos concretos, em particular do meio empresarial nacional ou regional. O desenvolvimento de alguns dos temas favorece ainda a aplicação mista da exposição e do método interrogativo como forma de "construir" em conjunto as conclusões. Além disso, a participação dos alunos é assegurada através de apresentações individuais na aula abordando temas programáticos previamente definidos, e que pressupõem alguma pesquisa bibliográfica. Este tipo de intervenção constitui uma das componentes do sistema de avaliação. Nas aulas teórico-práticas, para além de pontuais introduções teóricas aos temas, feitas pelo docente, os grupos de trabalho desenvolvem as suas atividades tendo em vista a elaboração do trabalho final. A avaliação reparte-se da seguinte forma: apresentação de tema 10%, plano Estratégico 40% e teste 50%.

Bibliografia resumida

ANTÓNIO, N., “Estratégia Organizacional – Do Posicionamento ao Movimento”, Lisboa, Edições Sílabo, Lda., 2006.
CARVALHO, J. e FILIPE, J., “Manual de Estratégia – Conceitos, Prática e Roteiro”, Lisboa, Edições Sílabo, Lda., 2006.
GRANT, Robert M., “Contemporary Strategic Management”, 6ª Ed., Malden MA USA, Blackwell Publishing, 2008.
HUFF, A. et al., “Strategic Management – Logic and Action”, Wiley, 2009.
Wheelen, Thomas L., Hunger, J. David, "Strategic Management and Business Policy", 11ª Edição, New York, Addison-Wesley Publishing Company Inc., 2008.
FREIRE, Adriano, "Estratégia - Sucesso em Portugal", Lisboa, Editorial Verbo, 1997.
SANTOS, A. J. Robalo, “Gestão Estratégica – Conceitos, Modelos e Instrumentos”, Lisboa, Escolar Editora, 2008.

Oferta Formativa

Candidaturas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior