Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Outubro 2021 »
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular e-Business
Código1571
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS5
Ano curricular3
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Bruno Emanuel Morgado Ferreira
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 58,5 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

Os objetivos são:
1. Definir conceitos de e-business, e-commerce, marketing digital;
2. Resumir as razões para a adoção e barreiras;
3. Descrever os desafios atuais do negócio;
4. A notoriedade das empresas na era digital (marketing 4.0)
5. Interação e identidade digital
6. Identificar os diferentes elementos de macroambiente da organização, o impacto das restrições legais, de privacidade e éticas;
7. Aplicar ferramentas e estratégias de e-business;
8. Identificar a gestão da cadeia de abastecimento (GCA) e modelos de negócios;
9. Identificar o potencial dos sistemas de informação.

Competências a desenvolver:
1. Comunicação escrita e oral;
2. Compreensão ética e raciocínio;
3. Pensamento Analítico;
4. Tecnologias da Informação;
5. Ambiente de trabalho diversificado e multicultural;
6. Pensamento crítico;
7. Aplicações do Conhecimento;
8. Relações interpessoais e trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos resumidos

1. A revolução está apenas a começar
2. E-business: Conceitos e Modelos de Negócios
3. Infraestrutura de E-business: a Internet, Redes e Plataformas Móveis
4. Construir uma Presença E-business: Sites na Rede, Sites Móveis e Aplicativos
5. Sistemas de Segurança e de pagamento em E-business
6. Conceitos de Marketing e Publicidade em E-business
7. Marketing Social, Mobile e Local
8. Questões Éticas, sociais e política no E-business
9. Retalho e Serviços online
10. Conteúdos Online e Média
11. Redes Sociais, Leilões e Portais
12. B2B E-business: gestão da cadeia de distribuição e comércio colaborativo

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Aulas de caráter essencialmente prático, com apelo constante à participação, desenvolvimento do espírito crítico e de iniciativa, e procura da excelência nos trabalhos realizados. Epoca normal: Ponderação, em regime de avaliação contínua: tarefas (100%). As tarefas sujeitas a avaliação contínua, que estejam assinaladas como tal, só são realizáveis em Época Normal. Todas as tarefas são passíveis de defesa individual. A avaliação de tarefas, mesmo quando realizadas em grupo, é individual. Epoca de recurso, especial ou extraordinária: exame (100%)

Bibliografia resumida

Chaffey, D. (2011). E-business and e-commerce management: strategy, implementation and practice (5. ed). Harlow, England: Prentice Hall is an imprint of Pearson.
Kotler, P. et al. (2011). Marketing 3.0 : Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Lisboa: Actual [658 KOT MAR]
Kotler, P. et al. (2017). Marketing 4.0 : Mudança do tradicional para o digital. Lisboa: Actual [658 KOT MAR]
Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2016). E-commerce 2016: business. technology. society (Global edition, Twelfth edition). Essex: Pearson Education Limited.
Marques, V. (2014). Marketing digital 360. Lisboa: Actual. [658.8 MAR MAR]
Scott, D.M. (2013). The New Rules of Marketing & PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly. New Jersey: Wiley. [658.8 SCO NEW]

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior