Objetivos / Competências
A. Adquirir noção de projeto de design: desenvolvimento nas suas várias etapas e de acordo com as suas especificidades.
B. Reconhecer as características da tipografia e a sua aplicabilidade.
C. Elaborar um projeto conceptual aliando tipografia e imagem.
D. Idealizar e conceber uma identidade visual.
E. Conceber produtos de comunicação refletindo uma identidade visual, adequados a diferentes meios e formatos.
F. Utilizar com eficácia ferramentas computacionais de apoio ao design.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Princípios do Design Gráfico
1.1. Contraste
1.2. Repetição
1.3. Alinhamento
1.4. Proximidade
2. Imagem
2.1. Processamento de imagem raster
2.2. Conceção de imagem vetorial
3. Tipografia
3.1. Grupos e famílias tipográficas
3.2. Anatomia
3.3. Combinação de tipos
3.4. Ênfase e hierarquia
4. Cor
4.1. Teoria da cor
4.2. Entender e selecionar a cor
4.3. Questões técnicas da cor
5. Imagem institucional
5.1. Marca
5.2. Manual de identidade
6. Composição e fotografia
6.1. Técnicas
6.2. Objetivo comunicacional
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Aulas de caráter essencialmente prático, com apelo constante à participação, desenvolvimento do espírito crítico e de iniciativa, e procura da excelência nos trabalhos realizados.
• Ponderação, em todas as épocas de avaliação: tarefas (80%); acompanhamento e participação presencial nas aulas (15%); presenças (5%).
• Os trabalhadores-estudantes podem prescindir da componente das presenças: tarefas (85%).
• Todas as tarefas são passíveis de defesa individual.
• A avaliação de tarefas, mesmo quando realizadas em grupo, é individual.
• As tarefas sujeitas a avaliação contínua, assinaladas como tal, só são realizáveis em Época Normal. O conjunto destas tarefas pode representar mais que metade da classificação da UC.
• As tarefas cujo prazo de entrega seja posterior ao término das aulas são passíveis de ser continuadas em Época de Recurso, se o docente considerar que cumprem os requisitos estabelecidos.
Bibliografia resumida
Apontamentos e demais recursos fornecidos pelos docentes na plataforma de e-learning.
AMBROSE, Gavin, HARRIS, Paul (2008) The Production Manual, AVA Book, Lausanne. [74 AMB].
BRINGHURST, Robert (2004) The Elements of Tipographic Style: version 3.2, Point Roberts: Hartley & Marks Publishers. [74 BRI].
WILLIAMS, Robin (2015) The non-designer's design book : Design and typographic principles for the visual novice.[74 WIL-4ª ed].
LIDWELL, William, HOLDEN Kritina , BUTLER, Jill (2003) Universal principles of design: Rockport Publishers, Massachusetts. [74 LID].