Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Agosto 2020 »
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Introdução à Programação
Código1616
Departamento/área responsávelComputer Sciences Department
Área de educação e formação481 - Ciências Informáticas
Componente de formaçãoFormação Técnica
ECTS7
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Gilberto Antunes Ferreira Rouxinol
Joana Rita Silva Fialho
Roberto Oliveira Rocha
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
65 60 121
Tempo total de trabalho (horas) 186

Objetivos / Competências

O1. Aplicar mecanismos abstratos de resolução de problemas
O2. Especificar algoritmos para a resolução de problemas
O3. Definir e utilizar adequadamente estruturas de dados
O4. Aplicar regras de programação estruturada
O5. Implementar programas numa linguagem de programação de alto nível

Conteúdos programáticos resumidos

1. Introdução à programação e seus objetivos.

2. Conceitos sobre teoria de programação:
-­Metodologia de programação;
-­Formulação do algoritmo e representação;
-­Componentes fundamentais de um algoritmo;
-­Estudo das diversas estruturas de controlo;
-­Exemplos de algoritmos.

3. Programação numa linguagem de alto nível:
-­Constantes, variáveis e conversões;
-­Instruções básicas;
-­Expressões, operadores e precedência;
-­Estudo das diversas estruturas de controlo.

4.Estruturação com subprogramas:
-­Subprogramas;
-­Funções, procedimentos e modo de chamada;
-­Passagem de parâmetros por referência e por valor;
-­Âmbito e tempo de vida das variáveis.

5.Tipos estruturados:
-­Arrays: conceito e declaração;
-­Operações com arrays;
-­Strings: alguns métodos e propriedades;

6. ­Listas e dicionários

7. Recursividade:
-­Definição de programa recursivo;
-­Vantagens e inconvenientes da recursão.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Aulas de carácter, essencialmente, prático, com apelo constante à participação, desenvolvimento do espírito crítico e de iniciativa, e de procura de excelência nos trabalhos realizados. Avaliação: - Avaliação contínua (60%). Inclui participação presencial nas aulas e realização de trabalhos durante a aula - Prova escrita (40%). Nota mínima de 9.5 em 20 valores.

Bibliografia resumida

- Diapositivos que cobrem a totalidade dos conteúdos lecionados

1. Fichas de trabalho para apoio das aulas

2. ARNOLD, Ken, GOSLING, James, HOLMES, David (2006) The Java programming language (fourth edition) Upper Saddle River : Addison-Wesley COTA: 004.43 JAVA ARN.

3. MENDES, António José, MARCELINO, Maria José (2012) Fundamentos de Programação em Java (4ª edição). FCA.


4. CARVALHO, Adelaide (2013) Exercícios de Java - Algoritmia e Programação Estruturada (2ª edição). FCA

Oferta Formativa

Candidaturas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior