Objetivos / Competências
- Desenvolver capacidade de abstração e raciocínio indutivo e dedutivo com clareza e rigor de linguagem;
- Escolher os métodos de resolução de problemas adequados a cada situação;
- Resolver problemas aplicando ferramentas matemáticas e avaliar, de forma crítica, as soluções obtidas;
- Manipular expressões matemáticas tais como funções de variável real;
- Analisar e extrair informação estatística de um conjunto de dados.
- Aplicar a estatística na tomada de decisões e no estudo dos comportamento dos fenómenos.
- Contruir e interpretar grafos e redes e aplicar algoritmos de otimização em problemas.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Lógica
2. Sistemas de numeração
3. Operações com conjuntos
4. Funções reais de variável real
5. Matrizes e operações com matrizes
6. Estatística descritiva e indutiva
7. Problemas de otimização com redes e grafos
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Aulas de caráter teórico-prático com exposição dos conceitos e resolução de exercícios.
Na Avaliação Contínua da Época Normal o aluno terá de frequentar, no mínimo, 75% das aulas (este critério não é aplicado aos alunos com estatuto de trabalhador-estudante)
Avaliação Contínua: CF = CP1 * 0,30 + CP2 * 0,50 + CP3 * 0,20
Onde: CF é a classificação final; CPi é a classificação da i-ésima prova. As provas têm lugar em horário letivo.
Exame de Época Normal: Prova escrita com três partes, com pesos iguais aos da avaliação contínua.
Outras épocas: Prova escrita com três partes, com pesos iguais aos da avaliação contínua.
Em qualquer uma das épocas, o aluno é aprovado se CF é superior ou igual a 9,50.
Bibliografia resumida
- Afonso, A., e outro. (2011). Estatística e Probabilidades. Lisboa: Escolar Editora. [cota 519.2 AFO ESTGV]
- Hiller, F.S., e outro. (2005). Introduction to Operation Research (8th edition). McGraw-Hill. [cota 519.8 HIL ESTGV]
- Sá, A.A., e outros. (2012). Introdução ao Cálculo. Lisboa: Escolar Editora. [cota 517 INT ESTGV]
- Santana, A.P., e outro. (2013). Introdução à Álgebra Linear. Lisboa: Gradiva. [cota ESTGV: 512.64 SAN ESTGV]
- Serro, C. (2003). Sistemas Digitais. Lisboa: IST Press. [cota 519.6 SER ESTGV]