Objetivos / Competências
A componente de formação em contexto de trabalho visa proporcionar aos formandos o contacto direto com atividades na área das energias renováveis e tem lugar nas instalações de uma empresa designada por Entidade de Acolhimento, ou onde esta desenvolva as suas atividade. Por outro lado, pretende-se que o aluno adquira conhecimentos e desenvolva competências, em contexto de trabalho, no domínio das energias renováveis, nomeadamente no dimensionamento, instalação, teste e manutenção dos equipamentos.
Conteúdos programáticos resumidos
O programa de estágio é definido, de acordo com as características da entidade de acolhimento e a sua atividade específica, e com a participação do aluno, do orientador da empresa e do professor orientador.
Poderão estar contempladas no referido plano as seguintes atividades:
Conhecer os materiais, equipamentos, ferramentas e máquinas envolvidos na atividade;
Participar no projeto, instalação e exploração de instalações de sistemas com energias renováveis;
Cooperar no fabrico e no comércio de equipamentos de energias renováveis;
Assistir tecnicamente a produção de energia elétrica e ligações à rede;
Colaborar no processo produtivo, aplicar práticas de manutenção em máquinas e realizar a gestão de materiais e equipamentos;
Registar toda a sua atividade, tendo em vista a elaboração do relatório de estágio.
No desenvolvimento das suas atividades, o estagiário deverá ter respeitar os regulamentos da entidade de acolhimento e as normas de higiene e segurança no trabalho.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
A avaliação da componente de Formação em Contexto de Trabalho incidirá sobre toda a atividade desenvolvida pelo formando durante a sua permanência na entidade de acolhimento.
Das atividades realizadas no estágio, deverá o formando elaborar um relatório.
Esse relatório será apresentado perante um júri que será responsável pela atribuição de uma nota de 0 a 20 valores para a Componente de Formação em Contexto de Trabalho.
O júri terá a seguinte constituição:
a) Presidente do júri;
b) Orientador da ESTGV;
c) Representante da Entidade de Acolhimento.
A avaliação final envolve os seguintes elementos:
a) Relatório final da FCT elaborado pelo formando;
b) O desempenho do formando na apresentação pública do relatório;
c) Parecer qualitativo sobre o relatório, elaborado pelo Orientador da ESTGV;
d) Parecer qualitativo sobre o desempenho do formando durante o período de estágio na Entidade de Acolhimento, elaborado pelo Orientador da Entidade de Acolhimento.
Bibliografia resumida
A definir em cada caso e de acordo com a atividade especifica da entidade de acolhimento