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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Desenho Técnico I
Código2
Departamento/área responsávelDepartamento de Eng. Mecânica e Gestão Industrial
Área cientificaCiências de Base
ECTS6.5
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Francisco José Sacadura Martins Coelho Lopes
Ricardo Jorge Sá Almeida
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 65 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
172

Objetivos / Competências

Objectivos gerais

• Conhecimento das normas e das regras do Desenho Técnico, com especial ênfase para as normas aplicadas à Engenharia Mecânica, assim como, permitir a leitura e a escrita do Desenho Técnico.
• Proporcionar a capacidade de compreender o desenho técnico como forma de comunicação, aplicando e exercitando as regras normalizadas no que respeita a cortes e secções.

Competências

• Identificar elementos de contorno de uma peça apresentada pelas suas projecções.
• Representar peças através das suas projecções ortogonais.
• Representar peças em perspectiva isométrica.
• Escolher os cortes e secções mais convenientes à correcta definição de uma peça.
• Utilizar normas na representação de cortes e secções.

Conteúdos programáticos resumidos

1 INTRODUÇÃO
1.1 A importância do Desenho Técnico.
1.2 Generalidades – Importância da Normalização.

2 PROJECÇÕES ORTOGONAIS
2.1 Tipos de projecções.
2.2 Método Europeu.
2.3 Significado das linhas.
2.4 Execução de projecções ortogonais. Escolha de Vistas.

3 PERSPECTIVAS
3.1 Generalidades. Definições.
3.2 Perspectiva isométrica.
3.3 Execução de perspectivas de peças definidas por projecções ortogonais.

4 CORTES E SECÇÕES
4.1 Generalidades. Definições.
4.2 Desenho e referenciação de cortes e secções.
4.3 Representação de linhas ocultas em cortes.
4.4 Representação das superfícies cortadas. Tracejados.
4.5 Peças e elementos que não se cortam.
4.6 Representações convencionais.
4.7 Tipos de cortes e secções.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

- Método expositivo nas aulas teóricas/práticas. - Utilização de meios audiovisuais como projector e PC. - Utilização de modelos de peças físicos e virtuais (através de software de desenho 3D/2D). - Resolução de exercícios nas aulas, realizados exclusivamente pelos alunos. - Intervenção e acompanhamento permanente dos participantes, durante a resolução de exercícios, no esclarecimento de dúvidas e na colocação de questões pertinentes relativas às matérias teórica/práticas abordadas. - Trabalhos de casa, como por exemplo: exercícios práticos. Avaliação • Exame Normal/Exame Recurso – 16 valores. • Avaliação contínua – 4 valores (inclui qualidade de participação nas aulas de 2 valores). • A obtenção de frequência na disciplina implica a realização dos desenhos elaborados ao longo do semestre e a presença em 75% das aulas lecionadas.

Bibliografia resumida

• Morais, Simões; “Desenho Técnico Básico 3”; Porto Editora; 26ª Edição.

• Cunha, Luís Veiga; “Desenho Técnico”; Fundação Calouste Gulbenkian; 13ª Edição.

• Silva, Arlindo Dias, João Sousa, Luís; “Desenho Técnico Moderno”; Lidel – Edições Técnicas, Lda.; 7ª Edição.

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