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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Comportamento Organizacional
Código286
Departamento/área responsávelMechanical Engineering and Industrial Management Department
Área cientificaGestão Industrial
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Manuel Henrique Redondo Maximino de Almeida
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 65 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
159

Objetivos / Competências

A unidade curricular tem como objetivo prioritário a atualização de conceitos e de problemáticas atinentes ao Comportamento Organizacional, interiorizando saberes e competências de forma a possibilitar o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competitividade das Organizações e à valorização dos seus colaboradores.
A frequência e aprovação na unidade curricular pressupõe o alcance dos seguintes objetivos ecompetências:
- Adquirir conhecimentos sobre o comportamento das pessoas em contextos de trabalho.
- Compreender o impacto do comportamento das pessoas na performance geral das Organizações.
- Conhecer Instrumentos e Técnicas para lidar com problemas e oportunidades que ocorrem nas Organizações.
- Identificar estratégias adequadas para melhorar a qualidade de vida no trabalho e nas organizações.

Conteúdos programáticos resumidos

I. INTRODUÇÃO E OBJECTO DE ESTUDO
1. A importância do estudo do comportamento organizacional.
2. Perspetiva global: das origens à situação atual.
3. O indivíduo na Organização
II. A ORGANIZAÇÃO
1. A importância das pessoas nas Organizações.
2. A Cultura Organizacional.
III. O INDIVÍDUO E O GRUPO
1. As relações interpessoais e o funcionamento do grupo.
2. Grupos e equipas: construção do trabalho em equipa.
IV. A MOTIVAÇÃO
1.Teorias da motivação.
2. Comportamentos motivados e eficácia.
V. A COMUNICAÇÃO
1. Natureza e estrutura do processo de comunicação.
2. Canais organizacionais de comunicação.
VI. O CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES
1. Tipo de conflitos.
2. Estratégias de gestão e de resolução de conflitos.
VII. A LIDERANÇA
1. Tipos de Liderança.
2. Liderança e Gestão.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia de Ensino baseia-se na exposição dos conceitos e na discussão participada dos conteúdos programáticos, com recurso a meios audiovisuais. Recorrer-se-á frequentemente a exemplos ilustrativos (casos práticos), com a preocupação de atualização de conceitos. Será feita a análise de artigos da área da especialidade e procurar-se-á uma resolução de casos de estudo, feita individualmente ou em grupo. Discutir-se-ão as diferentes propostas e sugestões, confrontando-as com a teoria. Serão realizadas atividades pedagógicas, de forma a facilitar a compreensão dos conteúdos lecionados, tendo em vista a aquisição de competências específicas. A avaliação final será feita por frequência e/ou exame (teste escrito), que contará 60% para a nota final. A nota do teste escrito terá que ser no mínimo 10 valores para que o formando obtenha aprovação à disciplina. Será valorizada a participação nas aulas e a entrega de trabalhos práticos de pesquisa(10%).

Bibliografia resumida

CAETANO, António e VALA, Jorge (org.)(2007), Gestão de Recursos Humanos – contextos, processos e técnicas, Lisboa, Editora RH.
CÂMARA, Pedro B. da, GUERRA, Paulo B., RODRIGUES, Joaquim Vicente (2007) Humanator: Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, Lisboa, Pub. D. Quixote.
CANAVARRO, José Manuel (2000) Teorias e Paradigmas Organizacionais, Coimbra, Quarteto.
CHIAVENATO, Idalberto (2004). Recursos Humanos. O Capital Humano das Organizações, S. Paulo, Editora Atlas, 2004.
CUNHA, Miguel Pina et alli (2016) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, RH Editores.
FERREIRA, J. M. et all. (2011) Manual de Psicossociologia das Organizações,Lisboa. Escolar Editora.
GOMES, J., Cunha, M., Rego, A. et alli (2008) Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Lisboa. Edições Silabo.
ROBBINS, S. e JUDGE, T. (2015), Fundamentos do Comportamento Organizacional, 12ª, ed., Ed.
Pearson.

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