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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 201920
Unidade Curricular Comportamento Organizacional
Código286
Departamento/área responsávelMechanical Engineering and Industrial Management Department
Área cientificaGestão Industrial
ECTS6
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Manuel Henrique Redondo Maximino de Almeida
Frequência como disciplina isolada?Sim
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
- 65 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
159

Objetivos / Competências

A unidade curricular tem como objetivo prioritário a atualização de conceitos e de problemáticas atinentes ao Comportamento Organizacional, interiorizando saberes e competências de forma a possibilitar o desenvolvimento de climas de trabalho propícios à melhoria da competitividade das Organizações e à valorização dos seus colaboradores.
A frequência e aprovação na unidade curricular pressupõe o alcance dos seguintes objetivos ecompetências:
- Adquirir conhecimentos sobre o comportamento das pessoas em contextos de trabalho.
- Compreender o impacto do comportamento das pessoas na performance geral das Organizações.
- Conhecer Instrumentos e Técnicas para lidar com problemas e oportunidades que ocorrem nas Organizações.
- Identificar estratégias adequadas para melhorar a qualidade de vida no trabalho e nas organizações.

Conteúdos programáticos resumidos

I. INTRODUÇÃO E OBJECTO DE ESTUDO
1. A importância do estudo do comportamento organizacional.
2. Perspetiva global: das origens à situação atual.
3. O indivíduo na Organização
II. A ORGANIZAÇÃO
1. A importância das pessoas nas Organizações.
2. A Cultura Organizacional.
III. O INDIVÍDUO E O GRUPO
1. Perceção e tomada de decisão individual
2. Bases do Comportamento grupal.
3. As relações interpessoais e o funcionamento do grupo.
4. Grupos e equipas: construção do trabalho em equipa.
IV. MOTIVAÇÃO
1.Teorias da motivação.
2. Comportamentos motivados e eficácia.
V. COMUNICAÇÃO
1. Natureza e estrutura do processo de comunicação.
2. Canais organizacionais de comunicação.
VI. CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES
1. Tipo de conflitos.
2. Estratégias de gestão e de resolução de conflitos.
VII. LIDERANÇA E PODER
1. Tipos de Liderança.
2. Liderança e Gestão.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A unidade curricular será lecionada em aulas teórico-práticas, quer em sistema presencial quer através da plataforma online, em ensino à distância. Neste caso, as aulas seguirão os moldes de exposição oral dos conteúdos programáticos, baseados em materiais multimédia, que facultarão a aplicação prática do referencial teórico, pela resolução de exercícios e análise de estudos de caso. Os alunos serão incentivados a participar através do envio de exercícios resolvidos em formato eletrónico, para efeitos de avaliação. A realização de uma prova escrita final, neste caso com consulta,contará 60% para a nota final. A nota deste teste terá de ser, no mínimo, 9,5v, para obtenção de aprovação à disciplina. Para avaliação, conta também a apresentação do trabalho de grupo, em sistema presencial ou através da plataforma online (30%) e, ainda, as presenças e a participação ativa nas aulas, em sistema presencial e através da plataforma online, bem como trabalhos práticos de pesquisa individual (10%)

Bibliografia resumida

CAETANO, António e VALA, Jorge (org.)(2007), Gestão de Recursos Humanos – contextos, processos e técnicas, Lisboa: Editora RH
CÂMARA, Pedro B. da, GUERRA, Paulo B., RODRIGUES, Joaquim Vicente (2007) Humanator: Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, Lisboa, Pub. D. Quixote
CANAVARRO, José Manuel (2000) Teorias e Paradigmas Organizacionais. Coimbra: Quarteto
CHIAVENATO, Idalberto (2004). Recursos Humanos. O Capital Humano das Organizações, S. Paulo, Editora Atlas, 2004
CUNHA, Miguel Pina et al. (2016) Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa: RH Editores
FERREIRA, J. M. et all. (2011) Manual de Psicossociologia das Organizações,Lisboa. Escolar Editora.
GOMES, J., Cunha, M., Rego, A. et alli (2008) Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Lisboa: Edições Silabo
ROBBINS, S. e JUDGE, T. (2015), Fundamentos do Comportamento Organizacional (12ª, ed.). Ed.
Pearson

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