Objetivos / Competências
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos na área da conversão eletromecânica de energia, particularmente no que se refere à produção de eletricidade e aos sistemas de acionamento industriais. Permitindo:
Selecionar, operar e manter os geradores elétricos mais comummente utilizados em unidades de produção de energia elétrica;
Dimensionar, operar e manter motores elétricos a utilizar em sistemas de acionamento industriais;
Operar e manter sistemas de transmissão mecânica em sistemas de acionamento;
Compreender e prever as consequências originadas pela alteração de parâmetros ou grandezas aplicadas às máquinas elétricas / diagnóstico de avarias;
Conteúdos programáticos resumidos
Eletromagnetismo
Bases de eletromagnetismo, Leis fundamentais, Perdas magnéticas.
Transformadores
Características básicas, Princípio de funcionamento, Ensaios em vazio e em carga, Quedas de tensão e correntes de curto-circuito, Perdas e rendimento.
Transf. especiais, Tipos de transformadores.
Transformadores industriais.
Características, Índice horário, Paralelo de transformadores, Dimensionamento de um PT, Diagnóstico de avarias
Máquinas Elétricas Rotativas
Princípios de funcionamento como gerador e motor.
Máquina de Corrente contínua
Tipos, Comportamento com/ sem carga, Criação de binario/ Corrente, Características de arranque controlo de velocidade e aplicaç
Máquina de Corrente Alternada (Síncrona /Assíncrona)
Criação de campos magnéticos girantes, Indução de campos magnéticos, Velocidade de sincronismo, Características de funcionamento, Características de arranque controlo de velocidade e aplicações
Motores Universais
Características de funcionamento.
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Uso de transparências, diapositivos e do quadro para exposição da matéria, tentando sempre que possível ligar os assuntos falados com o mundo real, através de exemplos.
Realização de exercícios de cálculo sobre a matéria leccionada.
Execução de alguns trabalhos de laboratório alusivos à unidade curricular e posterior elaboração dos relatórios.Os relatórios não se limitam só ao tratamento de dados recolhidos e ao seu comentário, mas também ao desenvolvimento de alguma investigação para responder a perguntas efectuadas no enunciado dos trabalhos laboratoriais.
A avaliação terá um carácter contínuo ao longo das aulas, complementado com montagens práticas, relatórios e prova escrita totalizando 20 Valores. Repartindo-se da seguinte forma:
Teste escrito Teste escrito 50%
Trabalhos Práticos Relatórios 30%
Avaliação contínua Presença 10%
Participação 10%
Bibliografia resumida
C. Kusko, A. Fitzgerald, J. Kingsley, Máquinas Elétricas, McGraw‐Hill, São Paulo, 1975 [621.313 FIT]
Peter F. Ryff,.Electric Machinery, Prentice Hall, 1994 [621.313 ELE]
S. Chapman, Electric Machinery Fundamentals, McGraw‐Hill, 1991. [621.313 CHA ELE]
Siemens, Seleção e Aplicação de Motores Elétricos, vol. I e II, McGraw‐Hill, 1988 [621.313 LOB SEL]
S. Nasar, Electric Machines and Power Systems, vol 1, McGraw‐Hill, 1988 [621.3.05 WIL]
I. L. Kosow, Máquinas Elétricas e Transformadores, Editora Globo 1982. [621.313 KOS]