Autenticação

Utilizador
Palavra-chave
 
 





















Área do utilizador

Agenda

« Outubro 2021 »
D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31

Portal Académico

Moodle@ESTGV

Avaliação e Qualidade

IPV

Provedor do Estudante

Publicitação Institucional

Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

 
Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Introdução à Gestão
Código446
Departamento/área responsávelDepartamento de Gestão
Área cientificaCiências Empresariais
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Elizabeth Ferreira Silva Matos
Frequência como disciplina isolada?Não
Horas de contacto
T TP PL TC S E OT O
19,5 39 - - - - - -
T - Teórico;  TP - Teórico-Prático;  PL - Prática e Laboratorial;  TC - Trabalho de Campo;  S - Seminário;  E - Estágio;  OT - Orientação Tutória;  O - Outras;  
Tempo total de trabalho (horas)
132,5

Objetivos / Competências

•Conhecer a problemática da gestão das organizações, através da evolução do pensamento no domínio da gestão e da sua permanente interação com o dinamismo do meio envolvente.
•Compreender a ligação das competências do gestor com os respetivos níveis de gestão; conhecer as funções da gestão e os papeis do gestor, assim como a importância dos conceitos de eficiência e eficácia na apreciação do seu desempenho.
•Compreender as empresas como organizações particulares, no contexto mais amplo das organizações, através da sua evolução, objetivos, processo de definição da estratégia, planeamento, estruturação, dinamismo das estruturas organizacionais e direção das pessoas.

Conteúdos programáticos resumidos

ORGANIZAÇÕES, EMPRESAS, GESTÃO e GESTORES- A empresa: conceito e objetivos; gestão: conceito, funções e níveis; gestão corrente e gestão estratégica; o gestor: função e aptidões.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO NO DOMÍNIO DA GESTÃO- Escola Clássica:Administração Científica, Teoria Geral da Administração, Teoria Burocrática; Escola Comportamental; Teoria Neoclássica; Teoria de sistemas; Teoria da Contingência; abordagens recentes (Gestão pela Qualidade Total, Learning Organizations, novas práticas de gestão).
ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES- Departamentalização e diferenciação; organização formal e informal; organograma;repartição da autoridade; famílias de estruturas; fatores de dinamismo das estruturas.
DIREÇÃO- Motivação: teoria e prática; liderança: estilos de liderança e fatores que influenciam a sua escolha; processo de comunicação.
PLANEAMENTO- Estratégia empresarial: missão; objetivos; análise interna e do meio envolvente; análise SWOT; estratégias a nível global e estratégias de negócio.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

As aulas são teóricas e teorico-práticas. Nas primeiras, apresentam-se os conteúdos programáticos. Nas segundas, são resolvidos casos práticos, com os alunos organizados em grupos, cabendo-lhes a iniciativa da sua resolução. A discussão, feita pelo conjunto da turma, é acompanhada pela docente que aproveita para consolidar conhecimentos. Os alunos que pretendam têm acesso a aulas de apoio tutorial. Avaliação: -Prova de frequência: A prova é escrita, classificada para 20 valores e a aprovação assegura-se com classificação igual ou superior a 10. Exame Final: O exame final realiza-se em época normal e de recurso para os alunos não aprovados na prova de frequência ou que queiram fazer melhoria de classificação. A aprovação assegura-se com classificação igual ou superior a 10 valores. As provas são escritas e classificadas para 20 valores.

Bibliografia resumida

FERREIRA, J.M. CARVALHO; NEVES; J.; CAETANO, A.(2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.

LISBOA, J. [et al.](2011). Introdução à Gestão das Organizações, 3ª edição.Porto: Vida Económica-Grupo Editorial.

MAÇÃES, M.A.R.(2018). Manual de Gestão Moderna. Coimbra:Conjuntura Actual Editora.

TEIXEIRA, S.(2013). Gestão das Organizações, 3ªedição. Lisboa:Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

CHIAVENATO, I.(2003). Administração nos Novos Tempos, 15ª Tiragem. Rio de Janeiro:Campus.

CHIAVENATO, I.(2005). Comportamento Organizacional – A dinâmica do sucesso das Organizações, 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda.
DONNELLY, J.H. Jr, GIBSON J.L. e IVANCEVICH, J. M. (2000). Administração : Princípios de Gestão Empresarial. Mc Graw - Hill de Portugal, Lda.
Para além desta bibliografia, a docente disponibiliza aos alunos os diapositivos usados nas aulas teóricas que contêm uma síntese estruturante dos conteúdos programáticos.

Oferta Formativa

Candidaturas

Matrículas - Concurso
Nacional de Acesso

Inscrições Letivas

Departamentos/Área

Serviços Académicos

Serviços Informática

Biblioteca

Redes Sociais Facebook e Google+

ESTGV no Facebook


ESTGVno Google+
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Campus Politécnico
3504-510 Viseu

Telefone: +351 232480500
Fax: +351 232424651
E-mail: estgv@estgv.ipv.pt

Ver mapa maior