Objetivos / Competências
Sensibilizar os alunos para o extenso campo das aplicações da Investigação Operacional no contexto de apoio à decisão.
Preparar os alunos para a identificação, formulação e resolução de problemas que envolvem a qualidade de processos decisórios em áreas como o planeamento, gestão de recursos, coordenação de atividades e outras. Para tal recorre-se a modelos de Programação Linear, Teoria da Decisão, Filas de Espera e problemas de Optimização com Redes e Grafos.
Conteúdos programáticos resumidos
1. Introdução aos métodos de optimização
2. Programação linear e programação linear inteira
2.1. Formulações em Programação Linear e Programação Linear Inteira ou Mista
2.2. Software de optimização (Solver do Excel)
2.3. Análise de sensibilidade
3. Modelos de redes
3.1. Problema da árvore de suporte de custo mínimo
3.2. O problema de caminho mais curto
3.3. O problema do fluxo máximo;
3.4. O problema de fluxo de custo mínimo
4. Teoria da Decisão
4.1. Decisão em Incerteza e Risco;
4.2. Árvores de Decisão
5. Filas de Espera
5.1. Estrutura Básica dos Sistemas de Espera;
5.2. Modelos de Filas de Espera
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Nas aulas teóricas os conteúdos são apresentados seguindo uma metodologia expositiva que é, sempre que possível, ilustrada com exemplos simples permitindo uma melhor compreensão das matérias. Nas aulas práticas laboratoriais e teórico-práticas serão resolvidos exercícios onde serão consolidados os conceitos teóricos. Em alguns algoritmos recorre-se à resolução em software.
Ao longo do semestre são propostas várias tarefas (trabalhos de casa e na sala de aula) que são avaliadas.
Na época normal a avaliação será ou por Avaliação Contínua (constituída por 2 testes intercalares sujeitos a uma nota mínima de 7 valores e avaliação das tarefas) ou por Prova Escrita a realizar na época de exames.
Um aluno com classificação superior a 17 poderá defender a sua nota, caso não o faça a classificação será 17 valores.
O exame da época recurso e especial poderá contemplar uma prova adicional oral para os alunos que tenham obtido na prova escrita uma classificação entre 8 e 9.4 valores.
Bibliografia resumida
Frederick S. Hillier e Gerald J. Lieberman, "Introduction to Operations Research", McGraw Hill International Editions, ninth edition 2010. [versão em Inglês de 2006, Cota: ESTGV519.8 HIL]
Jorge Guerreiro, Alípio Magalhães e Manuel Ramalhete, "Programação Linear" volumes 1 e 2, McGraw Hill.[cota: ESTGV 519.85 GUE]
Maria Cândida Mourão, Leonor Santiago Pinto, Onofre Simões, Jorge Valente e Margarida Vaz Pato (2011). Investigação Operacional Exercícios e Aplicações, Dashofer Holding Ltd. e Verlag Dashofer.
Conjunto de slides e apontamentos produzidos pela docente e disponibilizados na plataforma moodle.