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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Design Industrial
Código884
Departamento/área responsávelWood Engineering Department
Área de educação e formação214 - Design, 0 - Design
Componente de formaçãoComponente de Formação Técnica
ECTS6
Ano curricular2
Semestre curricular1º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Rui Filipe Cardoso Carreto
José Alberto Martinho Morgado
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
65 39 94
Tempo total de trabalho (horas) 159

Objetivos / Competências

Pretende-se nesta UC contribuir para uma melhor compreensão da actividade projectual do designer e dos seus processos específicos. Assim, os estudantes serão introduzidos nos mecanismos criativos de um projecto de design, nos diferentes paradigmas metodológicos e na heurística sistemática e serão encaminhados para um trabalho mais científico no design.
Pretende-se atribuir as seguintes competências:
- Capacidade para entender o Design como um processo;
- Capacidade analítica que permita desenvolver, adaptar, planear um produto, de modo a construir soluções lógicas para problemas surgidos no âmbito do desenvolvimento do produto, através da utilização de métodos/metodologias associadas ao design.
- Capacidade de aplicar metodologias de investigação em Design.
- Capacidade para determinar os utensílios e tarefas, através de ferramentas que possibilitem a compreensão de modelos projectuais e dos conteúdos das principais fases macro e micro estruturais em projecto.

Conteúdos programáticos resumidos

1. Metodologia do design
. A metodologia específica da disciplina - Processo Design
. A metodologia como ‘instrumento’ ao serviço do designer
. Leitura e compreensão de esquemas processuais de metodologia do design
. Análise de etapas
. Papel criativo da avaliação de alternativas projectuais
. Interligação de conhecimentos e trabalho de grupo - consequência da metodologia
. Aplicação da metodologia a casos práticos

2. O Projecto de Design
. O problema de design
. Factores contingentes ao projecto
. Sistematização
. A fase de criação e esboço – o desenho
. A maquete e a finalização
. Ligação entre metodologia conceptual e produção industrial

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

A metodologia assenta no carácter teórico-prático da disciplina, incrementando conteúdos teóricos através do método expositivo, apoiado em meios audiovisuais e ex. práticos e a realização de um exercício projectual acompanhado e orientado pelo docente. O método demonstrativo e o activo pretendem promover o carácter prático da UC e o contacto directo entre o docente e o discente, sendo dada particular atenção à concepção e desenvolvimento do trabalho. A avaliação incide sobre duas componentes: teórica, avaliada através de prova escrita individual; e teórico-prática, com avaliação contínua através do desempenho dos alunos nas aulas teórico-práticas e da realização de trabalhos individuais. A classificação final da disciplina é obtida pela média ponderada das diversas componentes, sendo que cada uma delas estará sujeita a uma classificação mínima. Os critérios de ponderação são: componente teórica (teste) 40%; componente teórico-prática (projecto) 60%.

Bibliografia resumida

BURDEK, Bernhard (2005). Design-history, theory and practice of product design, Basel, Birkhauser Ed.
MORALES, Gerardo Rodriguez (1999). Manual de diseño industrial, México, Ediciones G.Gilli, S.A. de C.V
QUARANTE, Danielle (1992). Diseño Industrial 2 - elementos teóricos, Barcelona, Ed. CEAC
LOBACH, Bernd (2001). Design Industrial, São Paulo, Editora Edgard Blucher Ltda,
AICHER, Otl (1997). El mundo como proyecto, México , Ediciones G.Gilli, S.A. de C.V.
PAPANEK , Victor (2002). Arquitectura e Design, Lisboa, Ed. 70
DORMER, Peter (1995). Os significados do design moderno, Lisboa, C.P.D. - Centro Português de Design
LAWSON, Bryan (2005). How designers think, The design process demystified, Oxford, Elsevier.

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