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Ficha da Unidade Curricular

Informações Gerais

Ano Letivo 202021
Unidade Curricular Arquitetura de Sistemas Computacionais
Código908
Departamento/área responsávelComputer Sciences Department
Área de educação e formação523 - Eletrónica e Automação, 0 - Eletrónica e Automação
Componente de formaçãoComponente de Formação Técnica
ECTS5
Ano curricular1
Semestre curricular2º Semestre
Regime de frequênciaObrigatório
Docentes Rui Pedro de Oliveira Alves
Carlos Alberto Tomás Simões
Horas
Horas de contacto Das quais de aplicação Outras horas de trabalho
52 40 81
Tempo total de trabalho (horas) 133

Objetivos / Competências

Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competêcias:
-Reconhecer a organização de um computador e identificar os seus módulos e funções.
-Articular os diferentes módulos para formar um sistema de computação.
-Descrever a representação interna de dados num computador.
-Identificar as diversas características de um computador pessoal, avaliar o desempenho relativo, caracterizar os diversos tipos de periféricos, detectar e resolver avarias e construir de raiz um PC.
-Aplicar a metodologia de programação em linguagem Assembly e a programação de circuitos periféricos especializados.
-Desenvolver programas em Assembly.
-Reconhecer a organizacao e identificar os diversos modulos de um Arduino.
-Articular o Arduino com diversos sensores e outros componentes.
-Desenvolver programas para o Arduino.

Conteúdos programáticos resumidos

-Arquitetura de hardware:
-Conceitos base; Processadores; Memórias; Discos rígidos, Solid State Disk e DVDs; Barramentos; Slot’s de expansão; Portas de comunicação.
-Montagem de Hardware e instalação de um computador
-Deteção de avarias e técnicas de resolução de avarias
-Arquiteturas computacionais
-Organização funcional de um computador
-Organização interna dum CPU
-Análise do conjunto de instruções do CPU
-Programação em Assembly:
-Operações com dados
-Operações aritméticas
-Controlo de execução
-Suporte à programação estruturada
-Mecanismos de interrupção do CPU
-Programação e controlo de unidades de I/O.
-Interligação de sensores a dispositivos Arduino.
-Programação de dispositivos Arduino.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

-Método expositivo na parte teórica com apresentação de diapositivos e complemento no quadro; -intervenção permanente dos participantes na colocação de questões pertinentes relativas às matérias abordadas; -realização de fichas práticas e teórico-práticas durante as aulas; -realização de trabalhos a finalizar na aula; -utilização de software adequado/pertinente. Critérios de avaliação: 1 A avaliação é contínua; 2 A classificação final é obtida pela média ponderada da avaliação teórico-prática e prática dos mini testes valendo 95%. 3 É obrigatório assistir número mínimo de presenças nas aulas, que será de 2/3 para os alunos com estatuto normal; a) Os alunos com estatuto Trabalhador-Estudante estão isentos, mas terão de realizar os mini testes. 4. O número de presenças nas aulas será valorado em 5%; 5. Caso o aluno não consiga aprovação com o acima exposto, terá direito a uma prova final que consistirá: a) Trabalho prático (50%); b) Prova Teórica com todo o programa (50%).

Bibliografia resumida

-Monteiro, et al. (2004), Tecnologia dos Equipamentos Informáticos. Lisboa: FCA- Editora de Informática.
-Gouveia, José; Magalhães, Alberto (2006). Hardware PCs e periféricos. Lisboa FCA- Editora de Informática.
-Barry B. Brey (1996). Programming the 80286, 80386, 80486, and pentium-based personal computer. New Jersey: Prentice Hall.
-Abel, P. (1998.). IBM PC assembly language and programming. New Jersey: Prentice- Hall.
-Purdum, Jack - Beginning C for Arduino, Second Edition: Learn C Programming for the Arduino / Jack Purdum, Apress; 2nd ed. 2015.
-Donald Norris, The Internet of Things: Do-It-Yourself at Home Projects for Arduino; Raspberry Pi and BeagleBone Black, McGraw Hill, 2015
-Charles Bell, Beginning Sensor Networks with Arduino and Raspberry Pi, Apress, 2013.
-Marco Schwartz, Internet of Things with the Arduino Yún, Pact Publishing, 2014.

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