Objetivos / Competências
O objetivo da disciplina é desenvolver a problemática das Finanças Empresariais, apresentando a formulação e/ou aprofundamento das mais importantes questões que se colocam na atividade financeira da empresa. Em primeiro lugar resumimos os principais conceitos, métodos e ferramentas que servem de suporte ao diagnóstico financeiro da empresa.
O curso fundamenta-se pois nos conceitos e modelos teóricos que hoje formam o património da Teoria Financeira da Empresa e desenvolve-se a seguir segundo a perspetiva do valor da empresa.
No seu desenvolvimento, o curso desdobra-se sempre com um direto apoio nos contributos da literatura relevante sobre cada matéria, que suporta a decisões financeiras. Será dada também a devida relevância a todos os instrumentos e operações de interação da empresa com os mercados financeiros, nomeadamente, no domínio das operações de financiamento.
Conteúdos programáticos resumidos
I. O Diagnóstico Financeiro
As necessidades de Financiamento
Análise do equilíbrio e do desempenho Financeiro na Empresa
A implementação informática da análise financeira
A elaboração de um relatório de Diagnóstico Económico-Financeiro
II. O Custo do Capital
Financiamento de Longo Prazo: Capital Próprio e Capital Alheio
Determinação do Custo da Dívida
Weighted Average Cost of Capital (WACC)
CAPM e custo do capital: levered e unlevered beta
III. Estrutura de Capital
Irrelevância da Estrutura de Capital: Modigliani-Miller
Estrutura de Capital com Impostos sobre os Lucros
Limites para Utilização de Dívida
Modelos de custo e probabilidade de Financial distress
Modelos da estrutura de capitais: Trade-off, custos de agências e “Pecking Order Theory”
IV. Política de Dividendos
A política de distribuição de resultados sobre o valor da empresa
Informação assimétrica e a sinalização pelos Dividendos
A incorporação de reservas e a compra de ações próprias
Metodologias de ensino e critérios de avaliação
Os Alunos terão um conjunto de aulas expositivas, de resolução de exercícios e casos práticos cuja metodologia de recorrer a uma permanente avaliação da situação e evolução da empresa servirá de exemplo de aplicação dos conceitos teóricos. A avaliação de conhecimentos reveste a modalidade de uma frequência ou exames final. Este trabalho concorre para a nota final na avaliação por frequência com as ponderações de 65% e de 35% para o trabalho final. Se o aluno opta pela avaliação por exame final este definirá em 100% a avaliação final do aluno. Neste caso a nota final será a nota do exame, com uma eventual bonificação que poderá ir até 1 valor, atribuído em função da participação nas actividades lectivas.
Bibliografia resumida
Brandão, E; Finanças, Texto Editora, 3ª edição, 2003
Cohen, E., "Análise Financeira", Editorial Presença, 1995.
Brealey, R. A., Myers, S.,“ Princípios de Finanças Empresariais”, McGraw Hill, 8ª Edição, 2008.
Menezes, H.C., "Princípios de Gestão Financeira", Editorial Presença, 12º Edição, 1999.
Neves, J. C.; Análise Financeira, Lisboa, Texto Editora, 2003.
Ross, S. A., Westerfield, R. W. & Jaffee, J. F. Corporate Finance, 7th Ed., Irwin/McGraw-Hill, 2006.
Ross, S., Westerfield R., Jordan "Administração Financeira", McGraw-Hill Companie, Inc., 8ª Edição, McGraw-Hill
Vieito, J. P., Maquieira, C.P.; Finanças Empresariais: Teoria e Prática, 2010, Escolar Editora