Apresentação do curso
A licenciatura em Contabilidade tem como finalidade formar um licenciado com sólidos conhecimentos na área da Contabilidade, de natureza teórico-prática e, simultaneamente, capaz de lidar com as novas tecnologias de informação e comunicação. Nesta perspetiva os seus principais objetivos são:
- Dotar os alunos de uma formação sólida em Contabilidade, capazes de conceber sistemas de informação financeira e de controlo interno, de preparar, analisar, relatar e auditar informação financeira, de gestão e fiscal;
- Preparar profissionais qualificados e aptos a trabalhar no ambiente organizacional, num vasto leque de empresas e organizações públicas ou privadas, numa perspetiva holística, atuando num contexto de equipa e comportamento ético;
- Formar técnicos capazes de dar resposta às exigências e desafios dos novos paradigmas organizacionais e tecnológicos.
Acesso e ingresso
O ingresso pressupõe que os candidatos reúnam os requisitos gerais de acesso ao ensino superior público, por uma das seguintes vias:
a) Concurso nacional;
b) Concursos especiais:
i) Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
ii) Titulares de um diploma de especialização tecnológica;
iii) Titulares de um diploma de técnico superior profissional;
iv) Titulares de outros cursos superiores;
v) Estudante internacional.
c) Regimes especiais;
d) Mudança de par instituição/curso e reingresso.
Saídas profissionais
Contabilista;
Consultor Financeiro e Fiscal;
Gestor de empresas e outras organizações privadas ou públicas;
Acesso à profissão de Técnico Oficial de Contas (TOC);
Acesso à profissão de Revisor Oficial de COntas (ROC);
Técnico Superior de Contabilidade;
Técnico Superior da Administração Pública;
Auditor financeiro e auditor interno;
Quadros de instituições financeiras.
Plano Curricular
3.º Ano - 2º Semestre |
Horas de Contacto |
|
Unidade Curricular |
T |
TP |
PL |
O |
ECTS |
Auditoria |
- |
58.5 |
- |
23.4 |
6 |
Ética e Deontologia |
- |
39 |
- |
3.9 |
4 |
Simulação Empresarial |
- |
- |
182 |
72.8 |
20 |
T - Teórico; TP - Teórico-Prático; PL - Prática e Laboratorial; O - Outras Tipologias |
|
Áreas Científicas
Áreas |
ECTS |
Ciências Sociais |
18 |
Contabilidade |
71 |
Desenvolvimento de Competências Pessoais |
4 |
Direito |
17 |
Finanças |
18 |
Fiscalidade |
20 |
Marketing |
5 |
Matemática |
11 |
Organização e Gestão Empresarial |
5 |
Tecnologias de Informação |
7 |
(*) Áreas de U.C.s Optativas |
4 |
Total |
180
|
|
(*) Áreas de U.C.s Optativas |
ECTS |
Contabilidade |
8 |
Outras informações
O Curso de Contabilidade está reconhecido pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) como constituindo "base académica" para inscrição como TOC.
A Unidade Curricular de "Simulação Empresarial" está reconhecida pela OTOC como equivalente seu ao estágio profissional obrigatório de 800 horas e com uma duração mínima de 8 meses.